O que é estresse?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que é estresse? O estresse pode ser causado por atividades do dia a dia
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Com certeza você já deve ter ouvido alguém dizer que está cansado e bastante estressado, não é mesmo? Mas você sabe o que é o estresse e como ele pode ser prejudicial à saúde?

O estresse normalmente é definido como um conjunto de reações no corpo em resposta a algum fator que esteja desencadeando o desequilíbrio do organismo. Divorciar-se, ter um filho, a morte de algum parente ou o início em um novo emprego ou escola podem ser fatores causadores desse problema.

As causas do estresse podem ser classificadas em dois grupos: as internas e as externas. As causas internas são aquelas ligadas às características pessoais de cada indivíduo. A necessidade de reconhecimento no trabalho, por exemplo, pode ser estressante. Já as causas externas são causadas por mudanças, como é o caso de separação ou morte de um ente querido.

Vale destacar que o estresse é muito relativo e o que causa problemas no organismo de uma pessoa pode não gerar danos em outras. Existem pessoas que sabem lidar com a morte melhor que outras, por exemplo. Assim sendo, o potencial de cada fator é diferente para cada pessoa.

Quando uma pessoa está estressada, diversas alterações acontecem em seu corpo que indicam o problema. Entre os sinais de estresse, podemos citar:

Ansiedade;

Dificuldade para dormir ou sono excessivo;

Sensação constante de cansaço;

Medo;

Tensão nos músculos;

Dificuldade para concentrar-se;

Problemas de memória;

Alterações de humor;

Diminuição da produtividade;

Depressão.

Ter calma é importante para evitar o estresse
Ter calma é importante para evitar o estresse

Ao perceber a persistência de alguns desses sintomas, é preciso ficar alerta. Algumas medidas simples podem ajudar a diminuir o estresse, como a realização de atividades físicas, dormir adequadamente e ter mais momentos agradáveis sozinho ou com a família.

Infelizmente, muitas vezes não é possível controlar o estresse sozinho, sendo necessária a procura de ajuda profissional. Nesses casos, é fundamental a consulta a um psicólogo para buscar soluções para enfrentar o problema. Se não tratado, o estresse pode desencadear problemas graves como hipertensão, derrames, enxaquecas e até mesmo infartos.

Devemos enfrentar a vida com energia e bom humor, pois só assim teremos corpo e mente saudáveis!

Atenção: Não use medicamentos para tratar o estresse sem indicação médica!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids