O problema das enchentes

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O problema das enchentes As enchentes podem causar sérios estragos
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

Um dos problemas urbanos mais dramáticos na vida de muitas pessoas que habitam as cidades é a ocorrência de enchentes, que provocam estragos que envolvem perdas materiais e, em alguns casos, até de vidas. Por isso, é importante entendermos esse problema para descobrirmos as melhores maneiras de evitá-lo.

As enchentes e inundações são muitas vezes causadas pela cheia de um rio, fazendo com que as suas águas elevem-se acima do normal em tempos de fortes chuvas. Assim, suas águas acabam “invadindo” o espaço de moradia de muitas pessoas, além de ruas e empreendimentos comerciais. As causas das enchentes estão relacionadas com fatores naturais e também com ações humanas ou até mesmo pela combinação dos dois fatores.

Muitos rios apresentam dois tipos de leitos por onde correm suas águas: um menor e menos extenso, em que a água passa na maior parte do tempo, e um maior, que só é ocupado pelas águas em tempos de chuvas ou em períodos mais raros. Às vezes, esse leito maior leva anos para ser invadido pelas águas, de modo que passa a ser ocupado por moradias que serão, eventualmente, atingidas pelo rio e sofrerão com as enchentes.

Outra causa para as enchentes é a ocorrência de uma quantidade não comum de chuvas, que podem manifestar-se em níveis muito acima do previsto pelos meteorologistas. Isso pode acontecer por causa de um problema na atmosfera, por causa do Aquecimento Global ou de uma catástrofe climática natural.

Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas. Essa poluição também aumenta o volume dos rios e faz com que eles inundem uma área maior do que o normal.

Outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por “segurar” as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade. Outra função é a de diminuir a erosão das encostas, de forma que, quando não existe árvores no local, caem muitos sedimentos (partículas de rochas) e terra no leito do rio, tornando-o mais volumoso e também o alargando, o que provoca as inundações.

Portanto, uma forma de combater e evitar as enchentes é viver em harmonia com a natureza. Isso significa não poluir as cidades, dar um destino correto ao lixo e diminuir o corte da vegetação que protege os cursos d´água. Além disso, é importante que se realizem ações de planejamento urbano, principalmente em bairros e regiões que se localizam nas proximidades de rios.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

-

    Escola Kids