O DNA

  • Atualmente 3.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O DNA O DNA é responsável pela transmissão das características genéticas
PUBLICIDADE

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em DNA, mas você sabe o que é essa estrutura e quais as suas funções? Neste texto vamos abordar o DNA, uma molécula que guarda muitas informações.

O DNA é responsável por transmitir todas as informações genéticas para as células filhas. Mendel foi o primeiro a suspeitar que existiam unidades responsáveis por transmitir características, entretanto, diversos trabalhos foram realizados até que o DNA fosse reconhecido como o portador das informações genéticas.

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos. Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.

Em investigações criminais, normalmente a análise de DNA é feita para identificar se um suspeito é culpado ou não. Isso ocorre em razão de que muitas vezes, em cenas de crimes, é encontrado material biológico do culpado, como sangue e cabelos. Através desse material, é possível observar o DNA e compará-lo com o dos suspeitos. Como o DNA é único para cada indivíduo, fica fácil saber quem é o culpado.

O DNA, apesar de apresentar todas as características de um indivíduo, não é uma estrutura muito complexa. Ele é um tipo de ácido nucleico, assim como o RNA. Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.  Esse grupo de moléculas forma os chamados nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U). A timina só ocorre no DNA, enquanto a uracila só ocorre no RNA. O DNA também se difere do RNA pela sua pentose, enquanto o DNA apresenta desoxirribose, o RNA apresenta ribose.

O DNA é formado por fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas. Observe que cada base se liga apenas à outra base específica
O DNA é formado por fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas. Observe que cada base se liga apenas à outra base específica

Hoje vemos em nossos livros a estrutura do DNA como uma dupla hélice, mas fazem apenas 60 anos que ela foi descoberta. A descoberta da estrutura da molécula do DNA foi publicada em 1953, na revista Nature. Esse trabalho realizado por James D. Watson e Francis H. Crick foi de grande importância para a comunidade científica. Watson e Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por essa contribuição.

 A molécula de DNA, segundo Watson e Crick, seria duas cadeias de fosfato e desoxirribose unidas por bases nitrogenadas através da ligação de hidrogênio. Essa estrutura assemelha-se a uma escada, sendo que as bases seriam os degraus.  É importante destacar que cada base liga-se a uma base específica: adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Avaliação

7.3

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids