Mitocôndrias

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mitocôndrias As mitocôndrias são encontradas em células que possuem maior gasto de energia
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Você sabe o que são mitocôndrias? Trata-se de organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em números variados nas células humanas. No músculo estriado, por exemplo, cada célula pode conter até 10.000 mitocôndrias. Que tal compreender melhor essa estrutura e os processos que nela ocorrem?

Características das mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas celulares pequenas, apresentam forma arredondada ou alongada e são encontradas em porções do citoplasma em que o gasto de energia é maior. Normalmente não são avistadas em microscópio óptico, sendo observadas com maior facilidade em microscópios eletrônicos, que apresentam uma maior capacidade de observação.

As mitocôndrias são revestidas por duas membranas, uma externa e outra mais interna, que são separadas pelo espaço intermembranoso. A membrana interna das mitocôndrias apresenta várias dobras, que formam as chamadas cristas mitocondriais, as quais apresentam o papel de ampliar a superfície dessa membrana. Esse envoltório interno delimita a denominada matriz mitocondrial, local onde se encontram ribossomos, DNA, RNA e enzimas, além da presença de água e íons.

Observe atentamente a estrutura básica de uma mitocôndria
Observe atentamente a estrutura básica de uma mitocôndria

Cada mitocôndria apresenta DNA próprio, que é diferente do DNA nuclear. O DNA das mitocôndrias é muito semelhante ao encontrado em células procariontes, o que sugere que essas organelas no passado eram organismos procariontes que foram englobados por organismos eucariontes (teoria endossimbiótica). Por possuírem DNA próprio, as mitocôndrias são capazes de produzir algumas de suas proteínas sem precisar do DNA nuclear. Além disso, essas organelas possuem a capacidade de se dividir, gerando outra mitocôndria.

Função das mitocôndrias

As mitocôndrias estão relacionadas com a respiração celular, um processo no qual a célula produz energia para a realização de suas atividades. Pode-se dizer que essas organelas são capazes de transformar energia química em energia que pode ser utilizada pela célula.

As mitocôndrias, por fornecerem energia, são encontradas em maior quantidade em células muito ativas. Esse é o caso das células do músculo estriado esquelético, que precisam de grande quantidade de energia para manter o coração batendo de maneira adequada.

CURIOSIDADE: Você sabia que as mitocôndrias presentes em nosso corpo são sempre de origem materna? No momento da fecundação, as mitocôndrias do espermatozoide são destruídas, permanecendo apenas aquelas presentes no óvulo, a célula reprodutiva feminina.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids