Metrópole

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Metrópole Imagem aérea da cidade de São Paulo, a maior metrópole brasileira
PUBLICIDADE

As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços.

Em alguns casos, o crescimento de algumas cidades é tão intenso que elas “encostam” umas nas outras, em um processo chamado de conurbação. Quando duas ou mais cidades se conurbam ou quando o grau de influência e de dependência entre duas cidades vizinhas é muito alto, formam-se as regiões metropolitanas.

As regiões metropolitanas também são chamadas de “áreas metropolitanas” e caracterizam-se por terem uma cidade principal e outras cidades menores que são influenciadas pela cidade maior. Essas cidades menores geralmente são formadas por populações que trabalham, estudam ou se deslocam com frequência para a cidade principal. Por esse motivo, muitas dessas cidades menores são chamadas cidades-dormitórios.

Em virtude dessa integração entre as cidades de uma mesma região metropolitana, o sistema de transporte público precisa estar bem organizado e integrado entre todos os bairros, o que nem sempre acontece.

De acordo com o seu grau de importância econômica, as metrópoles são classificadas em três níveis:

1) Metrópole global: são metrópoles que possuem articulações em termos de transporte, economia e política com diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo. Outros exemplos são: Londres, Nova York, Paris e Tóquio.

Nova York, exemplo de cidade global
Nova York, exemplo de cidade global

2) Metrópole Nacional: são grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país. Exemplo: Belo Horizonte e Porto Alegre.

Belo Horizonte (MG), uma das metrópoles nacionais brasileiras
Belo Horizonte (MG), uma das metrópoles nacionais brasileiras

3) Metrópole Regional: são metrópoles de porte médio, com populações que não costumam ser maiores que 4 milhões de habitantes e que influenciam apenas uma região próxima dentro do país. Exemplos: Goiânia, Belém, Curitiba e Salvador.

Curitiba, metrópole regional
Curitiba, metrópole regional


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

6.0


    Escola Kids