Massas de Ar

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Massas de Ar As massas de ar costumam delimitar as condições climáticas de uma determinada região
PUBLICIDADE

Você sabia que o ar possui uma temperatura específica e uma quantidade de vapor d'água definida sobre ele? Pois é, e isso varia de lugar para lugar, o que influencia diretamente o nosso clima, explicando, muitas vezes, por que ele é quente ou frio, seco ou úmido, entre outros fatores. Por isso, é importante a compreensão sobre o funcionamento das massas de ar.

  • O que são as Massas de Ar?

As massas de ar são grandes volumes de ar atmosférico com as mesmas características de temperatura e umidade. Essas características estão de acordo com a região de onde elas surgem, embora elas possam modificar-se à medida que se deslocam entre os diferentes lugares da Terra e encontram os mais distintos obstáculos em seu percurso.

O deslocamento das massas de ar obedece ao princípio geral da circulação atmosférica da Terra e sempre ocorre das áreas de maior pressão atmosférica (onde o ar, por algum motivo, é mais pesado ou exerce uma maior força sobre a superfície) em direção às áreas de menor pressão atmosférica. Dessa forma, elas promovem uma maior interação entre os diferentes tipos de clima.

  • Tipos de Massas de Ar

Como já dissemos, as características dessas massas dependem dos locais onde elas se formam. Assim, com base na região de origem, existem três diferentes tipos de massas de ar, que são:

a) Massas polares: como o próprio nome já diz, elas se originam em localidades próximas aos polos norte e sul da Terra. Por isso, elas são obviamente mais frias. As massas polares que surgem em áreas continentais são mais secas, e as que surgem em áreas oceânicas são mais úmidas.

b) Massas tropicais: elas surgem em áreas de baixa pressão atmosférica, em uma posição entre os polos da Terra e a Linha do Equador. Em geral, essas massas de ar são geralmente mais úmidas, principalmente aquelas advindas do hemisfério sul.

c) Massas equatoriais: são as massas de ar que surgem próximas à linha do Equador. Elas são bem mais quentes do que as demais massas de ar e geralmente secas, exceto quando formadas em áreas oceânicas ou em ambientes com muita vegetação, a exemplo do que acontece na Floresta Amazônica.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

-

    Escola Kids