Leucócitos

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Leucócitos Os glóbulos brancos atuam na defesa do organismo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Você sabe que o sangue humano é formado por plasma e diferentes tipos celulares, não é mesmo? Um desses tipos celulares são os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos. Que tal aprender um pouco mais sobre eles?

→ Características gerais dos leucócitos

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células sem cor, de forma esférica e que apresentam núcleos com formatos variáveis. Os leucócitos são células que atuam na defesa do nosso corpo, garantindo que nenhum organismo estranho cause danos à nossa saúde. Essas células atuam de duas formas principais: realizando fagocitose e produzindo anticorpos.

Na fagocitose, uma célula “estica” seu citoplasma de forma a englobar uma partícula invasora. Após o englobamento, formam-se vesículas, que receberão enzimas que farão a digestão intracelular.

Os anticorpos, por sua vez, são proteínas de defesa que atuam no organismo invasor, chamado genericamente de antígeno. Cada anticorpo atua em apenas um antígeno, sendo, portanto, bastante específico. Vale destacar que nem todos os leucócitos produzem anticorpos, sendo essa uma característica dos linfócitos B. 

 → Tipos de leucócitos

Observe os dois grupos principais de leucócitos: granulócitos e agranulócitos.

Observe os dois grupos principais de leucócitos: granulócitos e agranulócitos.

Os leucócitos podem ser classificados em dois tipos básicos: granulócitos e agranulócitos. Os granulócitos são aqueles que apresentam grânulos no seu citoplasma, e os agranulócitos, por sua vez, não apresentam essas estruturas.

Existem três tipos de leucócitos granulócitos: os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os neutrófilos são o tipo mais comum e realizam fagocitose. Os eosinófilos, por sua vez, são amplamente observados em casos de alergia e também apresentam capacidade de fagocitose. Já os basófilos estão relacionados com a produção de substâncias que impedem a coagulação do sangue e aumentam a dilatação dos vasos.

Os leucócitos agranulócitos podem ser de dois tipos: linfócitos e monócitos. Os linfócitos podem ser classificados em linfócitos B e linfócitos T. O primeiro está relacionado com a produção de anticorpos. Os monócitos, por sua vez, são células grandes que realizam fagocitose.

→ Variação da quantidade de leucócitos

Algumas pessoas apresentam um aumento ou redução do número dessas células no corpo. Quando ocorre um grande aumento na produção de leucócitos, dizemos que uma pessoa apresenta leucocitose. Já quando ocorre o inverso, isto é, a quantidade de leucócitos está baixa, dizemos que se trata de um caso de leucopenia. No caso da leucopenia, o paciente apresenta uma chance maior de adquirir doenças, uma vez que essas células relacionam-se com a defesa do corpo.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids