Latitudes e longitudes

  • Atualmente 1/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Latitudes e longitudes As latitudes e longitudes são utilizadas para a localização
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

Independentemente da maneira como os países e regiões elaboram a forma e os nomes de seus endereços, existe uma padronização mundial para a localização de qualquer local na superfície terrestre: as coordenadas geográficas. Elas, por sua vez, são compostas por um sistema que reúne as latitudes e as longitudes.

Assim, qualquer ponto localizado na área superficial da Terra encontra-se posicionado em uma latitude e em uma longitude específicas.

A latitude é sempre a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Essa linha imaginária é importante porque se encontra em exata distância entre os dois polos do nosso planeta. Dessa forma, tudo o que se encontra ao norte da Linha do Equador possui latitudes positivas, e tudo o que se encontra ao sul possui latitudes negativas.

A medição das latitudes varia de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º ao sul.

A longitude, por sua vez, é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich, que divide o planeta nos hemisférios Leste e Oeste. Assim, tudo o que se encontra a leste de Greenwich possui longitudes positivas, e tudo o que se encontra a oeste possui longitudes negativas.

A medição das longitudes varia de 0º a 180º para o leste e de 0º a -180º a oeste.

Ilustração didática das latitudes e longitudes
Ilustração didática das latitudes e longitudes

Vale lembrar que os Paralelos e Meridianos são diferentes das latitudes e longitudes, pois, enquanto elas constituem a medida em graus, eles são as próprias linhas imaginárias da Terra em si. Alguns paralelos da Terra muito conhecidos possuem localizações latitudinais específicas, o que é o caso do Trópico de Capricórnio, que possui uma latitude de 23,37º Sul.

As coordenadas geográficas, portanto, nada mais são do que uma combinação entre as latitudes e as longitudes da Terra, permitindo a formação de uma rede capaz de localizar todas as áreas. Esse sistema é muito importante e utilizado por organizações militares, empresas aéreas, navegantes, viajantes e muitas outras pessoas.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

2.0

    Escola Kids