Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Hábito de roer as unhas

Saiba mais sobre o hábito de roer unhas!

As nossas unhas são compostas por queratina, uma proteína que lhes confere dureza e resistência As nossas unhas são compostas por queratina, uma proteína que lhes confere dureza e resistência

A queratina é uma proteína dura e impermeável que compõe nossas unhas. Algumas pessoas, quando se encontram em situações de insegurança, estresse e ansiedade, desenvolvem o hábito de roer as unhas – hábito denominado onicofagia.

Debaixo de nossas unhas se encontram algumas sujeirinhas. Ao levar a mão à boca para roer as unhas, essas sujeirinhas vão parar dentro do nosso organismo. Bactérias, fungos e até mesmo vírus fazem parte dessa sujeira, que, uma vez dentro do nosso corpo, podem provocar algumas infecções como a dor de garganta.


O hábito de roer unhas prejudica os dentes

 

O hábito de roer unhas prejudica o esmalte dos dentes, deixando-os desprotegidos e à mercê das cáries. Em crianças, o hábito de roer unhas pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes, causando má oclusão dentária. Quem além de roer unhas ainda as come, tem a possibilidade de causar pequenas lesões no estômago e no intestino.

Às vezes a pessoa está tão habituada a roer as unhas, que seus dedos chegam a sangrar, ficando bem machucados, causando inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade naquela região, em virtude de uma infecção causada pela retirada das unhas e cutículas.


Roer unhas machuca os dedos, podendo causar infecções

 

Debaixo de nossa cutícula se encontra a matriz da unha, ou seja, onde a unha é formada. À medida que a pessoa rói as unhas, essa matriz pode ficar comprometida, afetando o crescimento e o formato das unhas.

Com o hábito de roer unhas, mãos e unhas ficam com uma aparência ruim, e às vezes a pessoa sente muita vergonha. Como o motivo para roer unhas é sempre emocional, o melhor a se fazer é identificar onde está o medo, a insegurança ou a ansiedade e tratar esses sentimentos, para que esse hábito seja esquecido.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Química do esmalte

Ciências

Unhas

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.