Há pouco ou a pouco?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Há pouco ou a pouco? Há pouco ou a pouco são expressões parecidas, mas devem ser utilizadas em diferentes situações
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

 Há pouco ou a pouco? Você sabe a resposta para essa pergunta? Se você também se confunde todo na hora de escrever, chegou a hora de tirar suas dúvidas e acertar o passo com a gramática da língua portuguesa. Nada de desespero, nada de achar que não sabe escrever direito: não há nada que não possamos aprender, ainda mais quando estamos falando de uma língua que dominamos desde criancinhas. Vamos lá?

É preciso deixar bem claro que não existe certo ou errado nessa história, pois há pouco e a pouco são duas expressões que existem em nosso idioma. Apesar de serem muito parecidas, elas apresentam significados diferentes. Por isso, é preciso ficar atento para não confundir seus usos e, assim, evitar prejudicar a construção de sentidos da mensagem em um texto. Há pouco deve ser empregado para indicar tempo decorrido, isto é, algo que aconteceu no passado. A pouco deve ser utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, ou seja, algo que acontecerá no futuro. Para ficar mais claro, que tal conferir alguns exemplos?

Há pouco e a pouco – Exemplos:

As crianças chegarão da escola daqui a pouco. (a pouco – indica tempo futuro)
As crianças
chegaram da escola há pouco. (há pouco – indica tempo passado)

Meus pais virão me buscar daqui a pouco. (a pouco – indica tempo futuro)
Meus pais
vieram me buscar há pouco. (há pouco – indica tempo passado)

Daqui a pouco iremos ao supermercado para comprar os ingredientes para o almoço. (a pouco – indica tempo futuro)
Há pouco
voltamos do supermercado, onde compramos ingredientes para o almoço. (há pouco – indica tempo passado)

Observe que, na expressão há pouco, o verbo haver atua como verbo impessoal, adquirindo o sentido de tem ou faz. Por esse motivo, ele deve ser conjugado apenas na terceira pessoa do singular:. Se você quiser substituir a expressão há pouco por expressões equivalentes, poderá empregar os seguintes sinônimos: agora mesmo, há instantes, pouco tempo atrás (há pouco tempo atrás é um exemplo de redundância, evite-o!) ou agorinha.

Há pouco vimos você saindo da escola.
Há pouco
mais de dez anos meus pais se conheceram na faculdade.

A expressão a pouco é sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes etc. A preposição a é utilizada para indicar tempo futuro.

Espere por ela, ela chegará daqui a pouco.
Estamos
a poucos dias da volta às aulas.
Passo na sua casa para te buscar daqui a pouco.

Viu só? Nem é tão difícil assim! Mais importante do que decorar as regras de uso das expressões há pouco e a pouco é entender o significado de cada uma delas para nunca mais errar. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Avaliação

-

    Escola Kids