Gripe H1N1

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gripe H1N1 A gripe H1N1 é causada por um tipo de vírus Influenza
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Com certeza você já ouviu falar de gripe, não é mesmo? Essa doença é muito comum na população e é ocasionada por um vírus que causa febre e mal-estar. Entretanto, existe mais de um tipo de gripe, como é o caso da gripe H1N1, um tipo extremamente perigoso.

O que é a gripe H1N1?

Todos os tipos de gripe são causados por um vírus chamado Influenza. O vírus influenza pode ser do tipo A, B ou C, sendo o A o maior responsável pelas epidemias que se espalham por uma grande área. O causador da gripe conhecida como H1N1 ou gripe A é um vírus influenza A do tipo H1N1. Esse tipo surgiu após a combinação de genes de vírus Influenza humano, aviário e suíno.

Quais são os sintomas da gripe H1N1?

A gripe H1N1 causa sintomas relativamente semelhantes aos de uma gripe comum, entretanto, eles podem ser mais intensos e desenvolver complicações. Entre os principais sintomas dessa doença, destacam-se febre alta, dores no corpo, na cabeça e na garganta, tosse seca e fraqueza. Em casos graves, ocorrem dores no peito, dificuldade para respirar, tontura e até mesmo confusão mental.

Como é feito o tratamento da H1N1?

Normalmente, para o tratamento da H1N1, recomenda-se a ingestão de líquido e repouso, entretanto, em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de um medicamento conhecido comercialmente como Tamiflu. Esse remédio é um antiviral, ou seja, um medicamento que diminui a multiplicação do vírus, garantindo, assim, uma cura mais rápida da doença. Vale frisar que nenhum medicamento deve ser tomado sem recomendação médica, sendo assim, automedicação não deve ser realizada.

Como posso me prevenir da H1N1?

O primeiro passo para se prevenir contra a H1N1 é a vacinação anual contra a doença. Essa vacina é aplicada todos os anos, pois o Influenza é um vírus com grande capacidade de mutação, sendo necessária, portanto, a atualização da vacina para acompanhar as mudanças ocorridas no vírus.

A vacina contra H1N1 é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para alguns grupos que possuem mais riscos de desenvolver a forma grave da doença. Entre os grupos que podem vacinar-se gratuitamente, estão inclusos os idosos, as crianças com idade superior a seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mulheres que realizaram parto em menos de 45 dias, pessoas com algumas doenças crônicas, indígenas, população privada de liberdade e profissionais da saúde.

Além da vacinação, a prevenção contra a H1N1 pode ser feita com algumas medidas de higiene, tais como:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão ou realizar a higienização com álcool 70%. Vale lembrar que as mãos com sujeira visível devem ser lavadas com sabão antes da utilização do álcool;

  • Utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz;

  • Sempre tampar o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

  • Dar preferência a ambientes ventilados e evitar aglomerações de pessoas em época de epidemia.;

  • Não ter contato direto com o doente.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids