Globalização

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Globalização A globalização vem estreitando cada vez mais as relações mundiais
PUBLICIDADE

Podemos dizer que a Globalização é a integração mundial em termos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. Graças ao advento de novas tecnologias de transporte e comunicação, as relações entre o mundo estão cada vez mais interligadas, diminuindo o tempo e as distâncias.

Mas como esse processo ocorre? Que tipo de “integração mundial” é essa?

Observe a notícia abaixo:

___________________________

Apple compra israelense PrimeSense, de chips 3D

A Apple comprou a empresa israelense PrimeSense, desenvolvedora de chips que dão às máquinas recursos de visão tridimensional, revelaram as companhias nesta segunda-feira.

(Reuters Brasil, 25/11/2013).

___________________________

Na notícia acima, temos um caso de uma empresa dos Estados Unidos que comprou outra de Israel para melhorar sua tecnologia e vender os seus produtos para o mundo todo. Isso só é possível com o processo de Globalização.

Imagine os donos das duas tendo de realizar o negócio sem um celular para fazer a comunicação e marcar os encontros ou sem aviões super-rápidos para que os empresários realizassem as viagens necessárias durante o processo de compra e venda. Seria impossível, pois poderia levar vários anos para acontecer, não é mesmo?

Mas não se engane, a Globalização não é algo tão recente quanto parece. Na verdade, ela é um processo gradativo, em que a comunicação, os transportes e as inovações científicas vão se aprimorando cada vez mais.

Em 1500, quando Pero Vaz de Caminha, logo após o descobrimento do Brasil, enviou a sua famosa carta para o rei de Portugal, ela demorou vários meses para chegar até o seu destino. Já no ano de 1865, quando o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, faleceu, a notícia levou quase quinze dias para chegar à Europa. Em 2009, quando o cantor pop Michael Jackson morreu, a notícia foi divulgada quase que em tempo real para todo o mundo.

Por isso, muitos historiadores e sociólogos atribuem o início da Globalização ao século XVI, logo após o período das grandes navegações, em que os europeus se lançaram ao mar para descobrirem e dominarem novos territórios. Mas, de certa forma, podemos dizer que foi apenas na década de 1970 que esse processo, de fato, tornou-se mais consolidado.

As consequências da Globalização, além dos avanços nos recursos tecnológicos, são: a formação de blocos econômicos pelo mundo (como a União Europeia e o Mercosul), a expansão das multinacionais com empresas que estão presentes em todo o mundo e a diminuição das distâncias e do tempo (o homem desloca-se cada vez mais em um tempo cada vez menor).


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
 

Avaliação

10.0

    Escola Kids