Glândulas sebáceas

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Glândulas sebáceas A glândula sebácea é encontrada normalmente em associação com pelos
PUBLICIDADE

O nosso corpo apresenta várias glândulas. Algumas estão presentes na pele, como é o caso das glândulas sudoríparas, que produzem suor, e das glândulas sebáceas, famosas por secretar o sebo. Que tal saber mais sobre essas últimas glândulas?

Glândulas sebáceas

As glândulas sebáceas estão localizadas na nossa derme, uma camada mais profunda da pele. Elas apresentam ductos que levam a secreção por elas produzidas até os folículos pilosos, onde nascem os pelos. Existem áreas, no entanto, que não possuem pelos, e os ductos lançam sua secreção imediatamente na pele. Esse é o caso das glândulas localizadas no lábio. Em virtude da presença de ductos, dizemos que a glândula sebácea é do tipo exócrina.

As glândulas sebáceas estão dispostas em praticamente todo nosso corpo. São muito abundantes no coro cabeludo, entretanto, são ausentes na pele situada na palma das mãos e na planta dos pés.

O que é o sebo?

O sebo é uma secreção rica em substâncias lipídicas, ou seja, é uma substância de constituição oleosa. Ele é também constituído de porções da própria célula secretora e, por isso, dizemos que a glândula sebácea é do tipo holócrina. A função dessa secreção é lubrificar o pelo e a pele, além de proteger a pele contra a perda de água.

Qual é a relação entre as glândulas sebáceas e a acne?

A formação da acne está relacionada com o aumento dos níveis de hormônios
A formação da acne está relacionada com o aumento dos níveis de hormônios

A produção exagerada de sebo está diretamente relacionada com o surgimento da acne. Quando surgem desequilíbrios hormonais, essas glândulas passam a produzir mais sebo. Observa-se que o aumento de sebo é maior na puberdade em virtude da ação de hormônios sexuais e é por isso que ocorre mais acne em adolescentes.

A acne aparece quando as glândulas sebáceas produzem uma grande quantidade de secreção e um tampão é formado na superfície da pele. O sebo acumulado propicia o desenvolvimento de bactérias, que causam um processo inflamatório. Essa inflamação nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos é a chamada acne.

Apesar de a acne não causar danos graves à saúde que ameacem a vida do indivíduo, ela está relacionada com muitos fatores psicológicos. Em razão do surgimento de lesões cheias de pus e, posteriormente, o aparecimento de cicatrizes, muitas pessoas sentem-se com a autoestima abalada por causa do problema. Sendo assim, o tratamento da acne é fundamental para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta melhor com ela mesma.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids