Gimnospermas

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gimnospermas Os pinheiros são um grupo bastante conhecido de gimnospermas.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As gimnospermas são um grupo de plantas que inclui os pinheiros e as araucárias. Nesse grupo, a principal novidade evolutiva é a semente, uma estrutura responsável por dispersar as espécies, proteger o embrião contra a desidratação e fornecer nutrientes para o desenvolvimento inicial da planta. Embora tenha surgido com esse grupo, a semente, no entanto, apresenta-se nua, sem frutos para protegê-la. Por causa dessa peculiaridade, esse grupo é chamado de gimnosperma, que significa “semente nua”.

→ Características gerais das gimnospermas

As gimnospermas são plantas que vivem no ambiente terrestre e são encontradas em maior quantidade em locais de clima frio ou temperado. Essas plantas possuem raiz, caule e folhas, porém, elas não apresentam flores e frutos.

Algumas características das gimnospermas merecem destaque:

• Presença de vasos condutores: Os vasos condutores xilema e floema são responsáveis, respectivamente, pelo transporte de água e sais minerais e de seiva elaborada, rica em aminoácidos e açúcares. Os vasos condutores são encontrados também em pteridófitas e angiospermas;

• Presença de grão de pólen: essa estrutura é importante para as plantas porque produz os gametas masculinos;

• Não necessitam de água para a reprodução: Com a presença do grão de pólen, essas plantas não necessitam de água para o transporte dos gametas. Isso porque o grão de pólen germina e forma o tubo polínico, que acaba levando os gametas masculinos até o gameta feminino.

• Presença de estróbilos em algumas espécies: Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas presentes em gimnospermas, muitas vezes, chamadas erroneamente de flores. Os cones são formados por folhas modificadas e constituem ramos reprodutivos. Esses estróbilos podem ser femininos e produzir óvulos ou masculinos e produzir pólen.

• Presença de sementes: As sementes garantem proteção ao embrião e fornecem nutrientes importantes para o início do desenvolvimento. Elas também garantem a dispersão das espécies. Vale destacar que essas sementes são nuas, uma vez que não possuem fruto revestindo sua estrutura. Os frutos são uma característica exclusiva das angiospermas.


→ Os filos das gimnospermas

Atualmente, podemos classificar as gimnospermas em quatro filos:

Coniferophya: O grupo das coníferas é o maior grupo das gimnospermas. A árvore mais conhecida desse filo é o pinheiro.

Cycadophyta: As cicadófitas são gimnospermas encontradas principalmente em clima tropical e subtropical e apresentam folhas semelhantes às das palmeiras.

Ginkgophyta: Esse filo apresenta apenas uma espécie, que é o Ginkgo biloba.

Gnetophyta: Nesse filo, encontramos plantas com características semelhantes às das angiospermas.

 

Por Ma Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids