Gametas

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gametas Os gametas são as células responsáveis pela passagem das características dos genitores.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Existem duas formas principais de reprodução: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada. Na reprodução assexuada, um único organismo é capaz de produzir descendentes, não necessitando, portanto, de outro indivíduo. Já na reprodução sexuada, é necessária a troca de material genético para que ela ocorra, mas não necessariamente deve haver dois indivíduos. A troca desse material é feita normalmente pela fusão de gametas.

Quando falamos em gametas, fazemos referência às células especializadas para a reprodução. São essas células que se unem na fecundação e originam um novo ser e são elas, portanto, que carregam as caraterísticas que devem ser passadas para uma nova geração.

→ Quais são os nossos gametas?

Os gametas humanos são os espermatozoides e os óvulos. Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas e são formados nos túbulos seminíferos, uma região dos testículos. Os homens, após a puberdade, produzem espermatozoides de forma contínua até o final da vida. O processo de formação do espermatozoide é chamado de espermatogênese.

Os gametas femininos, por sua vez, são os óvulos, mais corretamente chamados de ovócitos ou oócitos secundários. Essas células são produzidas no ovário feminino, no interior dos folículos ovarianos. Diferentemente dos homens, os gametas femininos são produzidos ainda no desenvolvimento embrionário e, posteriormente, passam por fase de maturação. A mulher libera, normalmente, óvulos na puberdade até a menopausa. O processo de formação do gameta feminino é chamado de ovogênese ou ovulogênese.

→ Somente os animais possuem gametas?

Não só somente os animais possuem gametas, mas também as plantas. No caso das plantas, os gametas femininos são denominados de oosfera e os masculinos são chamados de anterozoides. Nas gimnospermas e angiospermas, os gametas masculinos recebem outro nome: núcleos espermáticos.

Saiba mais sobre a reprodução dos vegetais em: A reprodução das plantas!

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

6.0

    Escola Kids