Fonemas

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fonemas Os fonemas são os sons de uma língua
Por Luciana Kuchenbecker Araújo
PUBLICIDADE

Estudar sobre os Fonemas é muito importante. Quer saber por quê? Então leia com bastante atenção e, em seguida, observe os exemplos.

Os Fonemas são essenciais para os falantes de uma língua, pois eles representam os sons que produzimos para expressar aquilo que pensamos e que sentimos. Interessante, não é mesmo?

Para você ter uma ideia, os fonemas representam os sons que se juntam e formam as palavras de uma língua, como a nossa Língua Portuguesa. As palavras também são muito importantes porque é por intermédio delas que nos comunicamos verbalmente uns com os outros.

As palavras são formadas por unidades menores: as letras e as sílabas, que nada mais são do que uma tentativa de representar, simbolicamente, os sons (Fonemas) da língua.

Diferença entre Fonemas e Letras

É muito importante que você entenda a diferença entre os fonemas e as letras. Observe como se escreve a palavra GIRAFA. A primeira letra dessa palavra é a consoante G. Agora, responda à pergunta: existe outra letrinha na Língua Portuguesa que tem o mesmo som da letra G?

Isso mesmo, a letra J! Com a letra J, escrevemos as palavras: JEITO, JILÓ, JAULA, JOANINHA, JOELHO e muitas outras!

Como você pôde perceber, o mesmo som (Fonema) pode ser representado por duas letrinhas diferentes: G e J. Viu que interessante?

Contando a quantidade de letras e fonemas das palavras

Agora vamos observar outros exemplos para que possamos aprender a contar quantidade de letras e fonemas das palavras:

a) RATO

Letras: R, A, T, O = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas

Então, na palavra 'RATO', a quantidade de sons/fonemas (4) é igual à quantidade de letras (4).

b) HOJE

Letras: H, O, J, E = 4 letras
Fonemas: / O /, / J /, / E / = 3 fonemas

Como você viu, na palavra 'HOJE', a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema.

c) AXILA

Letras: A, X, I, L, A = 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'.

Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes da sua boca?

Agora vamos estudar como são classificados os fonemas.

Os fonemas são classificados em Vogais, Semivogais e Consoantes
Os fonemas são classificados em Vogais, Semivogais e Consoantes

Existem alguns tipos de sons que são produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e chega até a nossa boca e nosso nariz. Se a corrente de ar for liberada apenas por nossa boca, dizemos que esse é um Fonema Oral. Se a corrente de ar for liberada pala boca e pelo nariz, dizemos que esse é um Fonema Nasal.

Essa corrente de ar também pode fazer vibrar ou não as nossas pregas vocais. Quando a corrente de ar faz com que vibrem nossas pregas vocais, são produzidos fonemas sonoros. Quando a corrente de ar não vibra nossas pregas vocais, são produzidos fonemas surdos. Esses diferentes tipos de fonemas podem ser classificados em três grupos:

  1. Vogais: / A / – / E / – / I / – / O / – / U /.

  2. Semivogais: / i / e / u /, quando aparecem com outras vogais em uma mesma sílaba.

  3. Consoantes: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /. Lembre-se de que a letra 'H' não é considerada consoante porque ela sozinha não produz nenhum som.

Viu como é fácil e interessante aprender sobre os fonemas? Então continue seguindo nossas dicas e bons estudos!


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids