Febre

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Febre A febre causa indisposição e falta de apetite
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Com toda a certeza, você já teve febre, não é mesmo? Mas será que a ela é uma doença grave? A seguir, vamos falar a respeito desse problema que já afetou todas as pessoas pelo menos uma vez durante a vida.

→ A febre é doença?

A primeira coisa que devemos esclarecer é a afirmação de que a febre é uma doença. Ela não é uma doença propriamente dita e, sim, um sinal de que algo está acontecendo em nosso corpo. A febre pode ser desencadeada por agentes biológicos, tais como bactérias e vírus, e também por outros motivos, como lesões cerebrais, tumores, uso de determinadas substâncias tóxicas e hemorragias.

Vale salientar que a febre tem uma importante função biológica, que vai além de avisar-nos de que algo está mal. Ao aumentar a temperatura do corpo, ocorre, por exemplo, a redução da produção de toxinas e a reprodução de agentes patogênicos, como bactérias e vírus. Além disso, algumas células de defesa tornam-se mais ativas com a elevação da temperatura, o que garante uma defesa mais eficiente contra doenças ou outros agentes causadores dessa reação no organismo.

Apesar dessa função biológica, a febre pode causar danos ao organismo se a temperatura estiver muito elevada. Entre as principais complicações, podemos citar os desconfortos, a desidratação e as convulsões, que acontecem principalmente em crianças e lactentes com essa predisposição.

→ Quando podemos dizer que estamos com febre?

A temperatura média do nosso corpo fica entre 36 ºC e 37,4 ºC. Em geral, a temperatura é medida em três locais diferentes: na cavidade oral, na axila e por via retal. Em cada um desses locais, a temperatura pode variar, assim, por exemplo, na axila, a temperatura normal pela manhã é de 36,5 ºC e, durante a tarde, é 37,2 ºC. A temperatura oral, por sua vez, é aproximadamente 0,5 °C maior que a da axila, enquanto a temperatura retal é de 0,8 °C a 1 °C maior que axilar.

Quando nossa temperatura apresenta-se acima dos valores médios esperados, podemos dizer que estamos com febre. Geralmente, a febre é considerada baixa entre 37,5 ºC e 38,5 ºC, moderada, de 38,5 ºC a 39,5 ºC, ou alta, acima de 39,5 ºC, quando medida na axila.

Vale salientar que os limites exatos de temperatura corporal podem apresentar variação em cada indivíduo. Além do local onde a temperatura é medida, o horário do dia, a temperatura do ambiente e a prática de atividades físicas podem mudar a temperatura de uma pessoa. As mulheres ainda podem apresentar variação durante o ciclo, e é comum o aumento da temperatura no momento da ovulação.

→ A febre apresenta sintomas?

Antes de medir a temperatura, algumas manifestações em nosso corpo podem ajudar a diagnosticar a ocorrência de febre. Normalmente, uma pessoa com febre apresenta:

  • Falta de apetite;

  • Apatia;

  • Abatimento (prostração).

→ O que fazer em caso de febre?

Em caso de febre, é recomendado utilizar medicamentos chamados de antipiréticos, exceto em casos de febre causada por insolação. Entretanto, é importante ter cuidado com o medicamento utilizado e sempre se deve usar apenas aquele recomendado pelo médico.

Além disso, podemos adotar medidas físicas que não causam nenhum dado à saúde, como retirar a roupa em excesso, tomar banho em água morna e hidratar-se. É importante destacar ainda que febres persistentes, febres leves acompanhadas de outros sintomas e febres muito altas requerem cuidado especial e, por isso, um médico deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.

Avaliação

10.0

    Escola Kids