Esqueleto e músculos

  • Atualmente 4.2307692307692/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Esqueleto e músculos Os músculos ficam sobre o esqueleto e as articulações.
PUBLICIDADE

Os animais vertebrados possuem uma estrutura formada por ossos ou cartilagens chamada esqueleto. A principal função dele é dar sustentação ao corpo. Além disso, ele protege os órgãos que ficam ali dentro, armazenam cálcio e, dentro de alguns ossos, formam-se células do sangue.

Em muitos vertebrados, como o ser humano, o esqueleto é dividido em duas partes:

- Esqueleto axial: formado pelo crânio, coluna vertebral, costelas e cauda.

- Esqueleto apendicular: composto pelos ossos e cartilagens que formam os braços, pernas, asas e nadadeiras.



Uma pessoa adulta possui geralmente 206 ossos. O local onde um osso se encontra com outro é chamado de articulação. Em muitos casos, as articulações podem se mover, como é o caso dos joelhos, dos cotovelos e dos ombros.



Joelho


Sobre os ossos e suas articulações, são encontrados os músculos
. Eles são responsáveis pela metade do peso de um indivíduo.

Os músculos, em conjunto com os ossos e articulações, permitem com que os indivíduos se movimentem e também se locomovam. Isso ocorre porque esses músculos são capazes de se contrair e também de relaxar, de acordo com a nossa vontade.



No entanto, alguns músculos se relaxam e se contraem sem depender da nossa vontade. Eles são encontrados em muitos órgãos, como o coração e o intestino. Assim, sem esses músculos, nosso coração, por exemplo, não seria capaz de bater. Além disso, nosso intestino teria muitas dificuldades em digerir o alimento que comemos e também em levar o restante para ser defecado (fazer cocô).



Sobre os músculos do esqueleto, temos a pele. Ela protege o corpo contra a entrada de agentes causadores de doenças e contra os raios solares que nos fazem mal. Além disso, ela é a grande responsável pelo tato.

O tato é um dos cinco sentidos. Graças a ele podemos saber se algo ou alguém é ou está frio, quente, macio, duro, liso, áspero, molhado ou seco. Também é pelo tato que pessoas com deficiência visual conseguem ler em braile.



Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.5

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids