Elementos do clima

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Elementos do clima O clima é resultante da combinação de vários elementos climáticos
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O clima, como já sabemos, é o resultado das sucessivas ocorrências meteorológicas ao longo do tempo. Trata-se do comportamento da atmosfera. Ele é composto de alguns elementos que ditam as suas características, ou seja, que dão forma aos diferentes tipos de clima que existem em todo o mundo.

Os elementos climáticos, como o próprio nome indica, são os fenômenos que compõem o clima. São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.

A temperatura é o registro do calor atmosférico e costuma ser medida em graus Celsius (ºC) ou em outras unidades que são utilizadas em outros países, como o Fahrenheit (ºF) e o Kelvin (K). Assim, um valor alto das temperaturas – 37ºC ou 40ºC, por exemplo – significa que está muito quente, enquanto temperaturas mais baixas significam que está mais frio.

A umidade do ar é a quantidade de água presente no ar atmosférico em forma de vapor. Ela é dividida em umidade absoluta, que é a quantidade total de água existente no ar, e umidade relativa, que é a umidade de água presente no ar em comparação com o necessário para começar a chover.

A pressão atmosférica é o “peso” que a atmosfera exerce sobre as nossas cabeças e sobre a superfície terrestre, sendo medida em milibares (mb) ou em outras unidades de medida. Geralmente, quando algum fator climático provoca o aumento da pressão atmosférica, as temperaturas ficam mais elevadas.

A radiação solar é o calor produzido pelo sol e recebido pela Terra. Ela é muito importante para manter o aquecimento do nosso planeta e, assim, controlar as temperaturas para propiciar a manutenção da vida. Contudo, nem toda a radiação recebida pelo nosso planeta chega à superfície, a maior parte é absorvida ou refletida pela atmosfera.

Como o nosso planeta possui uma determinada inclinação em seu eixo, nem todas as partes da superfície terrestre recebem a mesma quantidade de radiação solar, o que permite que existam as chamadas zonas térmicas da Terra. O processo de reflexão da radiação solar da superfície para a atmosfera e da atmosfera de volta para a superfície é chamado de efeito estufa.

Como podemos perceber, os elementos climáticos formam os atributos básicos que constituem o clima das diferentes partes do mundo. A presença ou ausência desses elementos está condicionada a diversos outros fenômenos, chamados de fatores climáticos, que incluem o relevo, a vegetação, a altitude e outros.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

10.0

    Escola Kids