Eclipse

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eclipse Sequência de um eclipse solar
PUBLICIDADE

O eclipse ocorre quando um astro (sol, lua ou estrela) deixa de ser visível durante um período de tempo por causa da posição de outro corpo celeste. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem quando um astro “entra na frente” do outro. É claro que isso vai depender da posição em que o observador está.

No caso do planeta Terra, existem vários tipos de eclipse, mas os dois mais conhecidos são aqueles em que o sol fica oculto (eclipse solar) e quando a lua fica oculta (eclipse lunar).

O eclipse solar acontece quando a lua fica entre a Terra e o Sol. Apesar de a lua ser bem menor que o nosso astro rei, ela é capaz de encobri-lo em nosso campo de visão por estar bem mais próxima de nós do que ele. Assim, o tamanho aparente da lua, em alguns casos, é igual ou maior que o do sol.

Imagem de um eclipse solar
Imagem de um eclipse solar

Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).

Já o eclipse lunar ocorre quanto a sombra da Terra “cobre” a lua, fazendo com que ela fique escura e, portanto, invisível para nós durante alguns minutos. Isso ocorre porque o nosso planeta posiciona-se exatamente entre a lua e o sol, fazendo com que a nossa sombra seja projetada sobre o nosso satélite natural.

Nesse exemplo, a lua está sendo aos poucos encoberta pela sombra da Terra
Nesse exemplo, a lua está sendo aos poucos encoberta pela sombra da Terra

Assim como no caso anterior, há três tipos de eclipse lunar: o total, com a lua totalmente encoberta; o parcial, em que apenas um “pedaço” dela é atingido pela sombra da Terra; e o penumbral, em que a sombra da Terra não é suficientemente escura para “apagar” o brilho da lua, deixando-a um pouco acinzentada. Esse último costuma passar despercebido pela maioria das pessoas.

Os eclipses acontecem porque a Terra está sempre se movimentando, como em uma dança, em movimentos conhecidos como rotação (o planeta girando em torno de si mesmo) e translação (volta da Terra ao redor do sol).


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

10.0

    Escola Kids