Drogas

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Drogas As drogas são substâncias que afetam o funcionamento normal do corpo e podem ser classificadas em lícitas e ilícitas.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Com certeza você já ouviu em algum lugar que usar drogas é uma ação perigosa que coloca em risco a saúde. Mas, afinal, o que são drogas? Apenas as substâncias proibidas podem receber essa denominação? A seguir trataremos um pouco do assunto e descobriremos por que devemos evitá-las.

As drogas podem ser definidas como substâncias que alteram algumas funções normais do nosso corpo. Apesar de muitas pessoas afirmarem que somente produtos proibidos, tais como maconha e cocaína, são drogas, isso não é verdade. O cigarro e bebidas alcoólicas também são consideradas drogas, uma vez que afetam nosso sistema nervoso. Até mesmo os medicamentos podem receber essa denominação.

Cada droga afeta diferentemente o corpo, algumas podem ajudar, entretanto, outras podem fazer com que novos problemas surjam. A grande maioria das drogas, até mesmo alguns medicamentos, pode ocasionar um problema denominado dependência.

A dependência é um problema grave, uma vez que a pessoa não consegue ficar muito tempo sem determinada droga. A necessidade de consumir a substância pode fazer com que o dependente se torne agressivo e não meça esforços para conseguir utilizar o produto. Existem relatos de pessoas que chegaram ao ponto de matar e roubar para conseguir comprar a droga tão desejada.

As drogas proibidas são chamadas de ilícitas, já as que podem ser comercializadas são chamadas de lícitas. O primeiro grupo é responsável, normalmente, por problemas mais sérios e, por isso, não é vendido livremente em diversos países.

Normalmente as drogas ilícitas afetam a capacidade de discernimento do usuário e podem provocar problemas psicológicos e emocionais graves. Apesar de causarem euforia e felicidade em um primeiro momento, muitas pessoas relatam que sentem depressão, ansiedade, agitação, confusão mental e pânico após o uso.

Além dos efeitos citados acima, as drogas que são fumadas, como cigarro e maconha, podem provocar câncer de pulmão e doenças respiratórias. Já a cocaína, por exemplo, está relacionada com problemas como convulsões e parada cardíaca. O uso dessa substância frequentemente leva muitas pessoas à morte.

Normalmente os jovens experimentam drogas ilícitas, álcool e cigarro por pressão de amigos. Algumas vezes isso acaba se tornando um pré-requisito para fazer parte de determinado grupo, o que faz com que muitos cedam à pressão. É fundamental que todos saibam, principalmente crianças e adolescentes, que a opção de não usar drogas não faz com que você se torne uma pessoa menos legal ou divertida, mas sim uma pessoa de opinião e preocupada com a sua saúde. Sendo assim, não ceda à pressão dos seus amigos!

Além disso, o uso de drogas é comum por pessoas deprimidas e que estão passando por um momento de infelicidade na vida. Apesar de parecer uma fuga dos problemas, é importante destacar que, ao fim do efeito da droga, o problema continuará lá, precisando ser enfrentado.

ATENÇÃO: Como dito no texto, medicamentos também são considerados drogas. Sendo assim, seu uso deve ser feito de acordo com recomendação médica. O uso exagerado de remédios pode levar uma pessoa à morte.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids