Doces fazem mal à saúde?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Doces fazem mal à saúde? Será que os doces podem causar danos à nossa saúde?
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Sorvetes, brigadeiros, cajuzinhos, jujubas, beijinhos e chocolates. Quem não ama esses alimentos, não é mesmo? Existem até aquelas pessoas que não vivem sem doces. Afinal, até que ponto o consumo de doces é saudável? Será que eles são tão inofensivos quanto parecem?

→ Doces fazem mal para a saúde?

Quando o assunto é alimentação, uma coisa devemos ter em mente: nada em excesso faz bem para o nosso corpo. Com os doces não é diferente, e o consumo de açúcares deve ser, portanto, controlado.

Quando comemos um doce, ocorre um aumento da quantidade de glicose no sangue. Essa glicose é importante e será usada pelas células para garantir o seu funcionamento. Entretanto, quando suas quantidades são exageradas, o corpo “guardará” esse suprimento de glicose na forma de gordura, a qual será depositada no tecido adiposo.

O depósito de gordura em nosso tecido adiposo faz com que ganhemos peso, e é aí que os problemas começam. O peso acima do recomendado eleva as chances em pessoas com predisposição de desenvolver problemas como:

  • Pressão alta;

  • Diabetes;

  • Problemas cardiovasculares.

Isso não quer dizer, contudo, que uma pessoa que come muitos doces desenvolverá diabetes, por exemplo. Essa doença só surge em quem já possui uma predisposição para ela. Além disso, não podemos nos esquecer também de problemas como a cárie dentária. Nesses casos, é muito importante manter os dentes saudáveis, escovando-os bem e diminuindo, é claro, a ingestão de doces.

→ Quais as recomendações da Organização Mundial de Saúde?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar não deve ser maior que 10% do total das calorias ingeridas naquele dia. O ideal é que a ingestão de açúcar represente apenas 5% dessas calorias, o que significa cerca de 25 g de açúcar diariamente.

Esse açúcar corresponde ao utilizado para adoçar nossos sucos, por exemplo, assim como o que está presente em alimentos industrializados, como mel e xaropes. Vale destacar que o açúcar naturalmente presente nos vegetais e no leite não entram nessa conta.

Sendo assim, fica claro que podemos, sim, comer doces, porém devemos sempre ingeri-los com moderação.

→ Por que comer doces é tão bom?

Os doces estimulam uma área do cérebro relacionada com a liberação de serotonina. Essa substância, que é um neurotransmissor (mensageiros químicos produzidos pelos neurônios), está associada à sensação de prazer. É por isso que nos sentimos bem ao comer doces.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids