Do que são feitas todas as coisas?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Do que são feitas todas as coisas? Será que você consegue descobrir do que são feitas as coisas só olhando com uma lupa?
PUBLICIDADE

Você já parou para pensar do que as estrelas, o céu, a grama, as flores, as árvores, os animais e os móveis de sua casa são feitos? Agora, olhe para a sua mão. Do que é feita a sua mão? O que compõe ela e todas as partes do seu corpo? Já parou alguma vez para pensar nisso?

Você já parou para pensar do que são feitas todas as coisas?
Você já parou para pensar do que são feitas todas as coisas?

Por exemplo, imagine que você pegue um pão e comece a esmigalhá-lo. Uma hora você chegará a um pedacinho tão pequeno do pão que não conseguirá mais dividi-lo. Mas será que existe uma parte que é ainda menor que uma migalha?

Será que existe algo menor que as migalhas do pão?
Será que existe algo menor que as migalhas do pão?

Desde muito tempo atrás o ser humano tem tentado descobrir a resposta para essa pergunta importante: Do que são feitas todas as coisas? E as respostas começaram a ser dadas na Grécia. Alguns filósofos, como Aristóteles, acreditavam que todas as coisas eram compostas por quatro elementos principais: água, terra, fogo e ar. Mas, com o tempo, vários cientistas mostraram que isso não era verdade.

Hoje sabemos que todas as coisas são feitas de minúsculas partículas chamadas de átomos. Os primeiros a ter essa ideia foram os filósofos Leucipo e Demócrito por volta do ano 400 a.C. Mas foi muito tempo depois, só em 1808, que o cientista John Dalton conseguiu provar por meio de experimentos que todas as coisas são feitas de átomos.

Cientista John Dalton
Cientista John Dalton

Daí em diante, vários cientistas passaram a estudar o átomo e descobriram muitas coisas interessantes a respeito dele. Por exemplo, os átomos são partículas tão pequenas que não conseguimos vê-los a olho nu e nem mesmo usando um microscópio bem potente. Para você ter uma ideia, olhe para um fio de cabelo da sua cabeça. É muito fino, não é mesmo? Mas se colocássemos 1 000 000 de átomos lado a lado, eles não atingiriam a espessura do seu fio de cabelo!

Então, os átomos são realmente muito pequenos e não podemos vê-los em fotos, filmes ou qualquer outra reprodução da realidade. Por isso, foram criados modelos ou representações de ideias de como seriam os átomos. Hoje o modelo atômico mais aceito é o mostrado na figura abaixo. Veja que o átomo tem um núcleo, uma parte lá no centro que é feita de partículas positivas chamadas de prótons e partículas neutras chamadas de nêutrons. Ao redor desse núcleo ficam girando outras partículas negativas menores que são chamadas de elétrons:

Todas as coisas são feitas de átomos como esse modelo
Todas as coisas são feitas de átomos como esse modelo

Assim, vários átomos iguais unem-se para formar os elementos. Veja os exemplos abaixo:

* Vários átomos iguais, que possuem só 1 próton no núcleo, unem-se para formar o elemento hidrogênio;
* Os átomos iguais que possuem 8 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento oxigênio;
* Os átomos que possuem 26 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento ferro;
* Os átomos que possuem 47 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento prata;
* Os átomos que possuem 79 prótons no núcleo unem-se para formar o elemento ouro.

Entendeu? Depois disso, esses elementos podem também se ligar ou se misturar para formar os materiais que vemos ao nosso redor e dentro de nós.
 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Avaliação

10.0

    Escola Kids