Dinossauros

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dinossauros Os dinossauros foram extintos há aproximadamente 65 milhões de anos
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Os dinossauros são animais que viveram em nosso planeta há milhões de anos. Entre os organismos que existiram no passado e que temos registro de sua ocorrência, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos. Parte desse interesse é devido ao tamanho de algumas espécies desses animais, assim como a ferocidade de alguns deles.

→ Mas, afinal, o que eram os dinossauros?

O termo dinossauro significa “lagarto terrível” ( deinos = terrível e sauro = lagarto) e serve para denominar um grupo de répteis que viveu entre 230 e 65 milhões de anos atrás . Esses organismos existiram na Era Mesozoica, a qual é composta por três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Eles sugiram no chamado Triássico Médio e extinguiram-se no Cretáceo Superior. Os principais depósitos de dinossauros antigos estão situados na Argentina (Formação Ischigualasto) e no Brasil (Formação Santa Maria).

Apesar do que muitos pensam, o termo dinossauro só é aplicado a duas ordens de répteis: Saurischia e Ornithischia. O grupo dos Ornithischia são aqueles que possuíam os ossos do quadril muito semelhante aos das aves. Já os Saurischia tinham os ossos do quadril semelhantes aos dos lagartos. Os Ornithischia incluem animais herbívoros como o tricerátopo, e os Saurischia incluem dinossauros bípedes e carnívoros, como o tiranossauro, e herbívoros de pescoço longo (sauropodomorfos).

O tiranossauro está incluído na ordem Saurischia
O tiranossauro está incluído na ordem Saurischia

→ Que fim levaram os dinossauros?

Existem algumas importantes hipóteses que tentam explicar como esse grupo de animais tão bem adaptado ao planeta entrou em extinção. A principal teoria é de que o planeta teria sofrido um grande impacto de um asteroide na Península de Iucatã, no México. Esse impacto desencadeou uma série de eventos que culminou com a extinção dos dinossauros. Segundo essa ideia, uma nuvem de poeira cobriu a atmosfera do nosso planeta, impedindo a passagem de raios solares. Isso afetou o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, dos animais herbívoros, e dos carnívoros que se alimentavam deles. Nesse período, portanto, houve uma grande extinção em massa.

→ Quantas espécies de dinossauros foram descritas em nosso país até o momento?

Quando comparado à Argentina, nosso país apresenta um número bastante pequeno de espécies catalogadas. No nosso vizinho, foram descritas mais de 100 espécies, e o Brasil possui apenas 23 espécies de dinossauros. Isso se deve a uma série de fatores, desde históricos de pesquisas até o clima, passando pela diferença na formação das rochas nesses dois países.

O primeiro dinossauro brasileiro foi encontrado em meados da década de 1940, porém só foi descrito em 1970, por um paleontólogo americano chamado Edwin Colbert. A espécie descrita foi o Staurikosaurus pricei, que recebeu esse nome em homenagem ao seu descobridor, chamado Llewellyn Ivor Price.

Llewellyn Ivor Price também foi responsável por encontrar, na década de 50, o fóssil do maior dinossauro do nosso país. Entretanto, o material ficou guardado e, por muitos anos, ignorado sem que se soubesse a sua real importância. O anúncio de que se tratava do maior dinossauro brasileiro apenas foi feito em 2016, mais de 60 anos depois de sua descoberta, devido à falta de verbas para o estudo. Esse dinossauro é o Austroposeidon magnificus, uma espécie de titanossauro que media cerca de 25 metros de comprimento.

Avaliação

-

    Escola Kids