Diferenças entre gripe e resfriado

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferenças entre gripe e resfriado Idosos e crianças constantemente contraem gripes e resfriados
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

É só começar a tossir e a aumentar a secreção do nariz que alguém sempre pergunta: Está gripado? Apesar de serem sintomas da gripe, você pode estar, na verdade, com um resfriado. Vamos conhecer a diferença entre essas duas doenças?

Primeiramente devemos deixar claro que as duas enfermidades são causadas por vírus transmitidos através do ar e do contato com o doente, entretanto, cada uma está relacionada com um tipo de vírus específico. A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado está relacionado com outros vários tipos, principalmente o rinovírus e o adenovírus.

O resfriado é uma doença muito mais simples e menos perigosa que a gripe, caracterizando-se pela presença de nariz entupido, coriza (secreção no nariz), tosse, espirro e dores leves no corpo. Já a gripe causa problemas mais graves, como febre maior que 38,5°, náuseas, dores intensas no corpo e, algumas vezes, pode até mesmo levar à morte.

Outro ponto que merece destaque é que, no resfriado, os sintomas surgem gradativamente, já na gripe eles surgem de forma súbita. Normalmente os problemas desencadeados pela gripe duram uma semana, diferentemente do resfriado, que de uma maneira geral dura de dois a quatro dias.

Muitos médicos gostam de afirmar que, se não é possível fazer as atividades do dia a dia, sendo necessário ficar de cama, provavelmente não se trata de um simples resfriado. Sendo assim, para diferenciar as duas doenças, é importante verificar a gravidade dos sintomas.

A gripe é bastante grave em crianças, idosos e pessoas que apresentam problemas de imunidade. Em crianças, a gravidade relaciona-se com o fato de que elas não apresentam uma memória imunológica, ou seja, os vírus ainda são desconhecidos para o corpo, que não possui anticorpos contra eles. Já nos idosos o sistema imunológico está mais frágil, assim como nos portadores de algumas doenças.

Uma medida simples, como lavar as mãos frequentemente, pode evitar as gripes e resfriados
Uma medida simples, como lavar as mãos frequentemente, pode evitar as gripes e resfriados

Veja a seguir algumas dicas para prevenir-se de gripes e resfriados:

- Lave bem as mãos com água e sabão;

- Deixe sempre os ambientes ventilados, com janelas e portas abertas;

- Sempre se alimente adequadamente;

- Em épocas em que os índices de transmissão estão altos, evite ambientes com grandes aglomerações de pessoas;

- Evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas;

- Vacine-se anualmente contra a gripe;

Atenção: Caso perceba sintomas que te impeçam de realizar suas atividades normais, procure imediatamente um médico. A gripe pode desencadear pneumonia e levar à morte caso não seja tratada adequadamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids