Diferença entre limite e fronteira

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferença entre limite e fronteira A diferença entre limite e fronteira está no nível de abrangência de cada um desses conceitos distintos.
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

Muitas vezes compreendidos como sinônimos, os conceitos de limite e fronteira possuem significados diferentes e expressam dinâmicas territoriais, culturais e sociais distintas.

Limite

O conceito de limite refere-se a uma linha precisa, nitidamente definida no terreno, que, em geral, é estabelecida por meio de acordos e convenções entre os países limítrofes (que estabelecem limite ou fronteira).

  • Limites naturais: como o próprio nome indica, são aqueles que não foram estabelecidos pelo ser humano, como rios, córregos, mares e montanhas. Esses elementos naturais são aproveitados para delimitar o fim de um território e o começo de outro.

O Rio Mekong é um exemplo de limite natural. Esse rio divide os territórios da Tailândia e Laos
O Rio Mekong é um exemplo de limite natural. Esse rio divide os territórios da Tailândia e Laos

  • Limites artificiais: são aqueles construídos pelo homem, como estradas, muros e linhas imaginárias, e também são utilizados ou construídos com a finalidade de delimitar os territórios.

A cerca que limita Israel e Síria é um limite artificial, ou seja, construído pelo ser humano
A cerca que limita Israel e Síria é um limite artificial, ou seja, construído pelo ser humano

Fronteira

As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. O conceito de fronteira possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendido como região fronteiriça.

A ideia de fronteira é mais dinâmica e é estabelecida ao longo da História. Em geral, sua construção é influenciada pelos aspectos relacionados com a ocupação, cultura, etnia e língua da população dos dois territórios.

Brasil

No Brasil, usualmente, são utilizados os conceitos de limite, divisa e fronteira de acordo com o tipo de território.

  • Limite: esse termo é usado para indicar a separação de dois municípios, como o limite entre o município de São Paulo (capital) e o município de Guarulhos;

  • Divisa: esse termo é empregado para apontar a delimitação de dois estados, como a divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais;

  • Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.

O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Avaliação

10.0

    Escola Kids