Dicas sobre o uso da crase

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas sobre o uso da crase Saber como e quando utilizar o acento grave indicador de crase é indispensável para quem quer escrever bem!
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

A língua portuguesa é cheia de regrinhas, não é mesmo? Você provavelmente já sabe por que é importante conhecê-las, pois entender o funcionamento do idioma ajuda bastante na comunicação, seja ela na modalidade escrita, seja na modalidade oral. Melhor do que apenas decorar essas regras, é entendê-las, e para isso o Escola Kids preparou dicas simples de português que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

O assunto de hoje é crase. Certamente esse é um dos tópicos da nossa gramática que mais geram questionamentos entre os falantes, que sempre se perguntam quando utilizar ou não utilizar o acento grave. É importante que você saiba, antes de darmos sequência ao nosso estudo, que crase, na verdade, é o nome de um fenômeno que funde a preposição “a” com o artigo feminino “a”. Nesses casos, emprega-se aquele que deve ser chamado de acento grave ( ` ).

 Agora que você já sabe dessa importante informação, fique atento à explicação e bons estudos!


​A crase não deve ser empregada antes de substantivos masculinos nem antes dos pronomes relativos que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas

☺ Utilize o acento indicador de crase apenas diante de palavras femininas: Talvez essa seja a dica mais importante, aquela que evitará erros gramaticais grosseiros. Lembre-se de que a crase é a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”, portanto, ela não ocorrerá diante de palavras masculinas. Se mesmo assim surgir aquela dúvida chata na hora de escrever, substitua a palavra feminina por outra masculina: se o “a” transformar-se em “ao”, ele deverá receber o acento grave. Veja só alguns exemplos:

Os alunos vão à escola para estudar Os alunos vão ao colégio para estudar.

A família foi à feira comprar frutas e legumes A família foi ao supermercado comprar frutas e legumes.

Antes de expressões que indiquem hora, utilize a crase: Antes das locuções indicativas de horas, você deverá empregar o acento grave indicador de crase. Observe os exemplos:

A festa terá início às 21h.

Eles chegaram de viagem às 13h.

Entretanto, se houver preposições diferentes da preposição “a”, como desde, para e até, a crase não ocorrerá, portanto, fica proibido o emprego do acento grave. Veja:

Os pais estão aguardando a saída dos filhos desde as 13h.

Agendaram o encontro para as 21h.

Até as 23h decido se viajo ou não.

☺ Utilize a crase antes das expressões “à moda de” e “à medida que”: A expressão “à moda de”, às vezes, está implícita no contexto da frase, mas mesmo assim o acento grave indicador de crase deve ser empregado, ainda que depois dele venha uma palavra masculina. Veja os exemplos:

Ele chutou ao gol à Pelé Ele chutou ao gol à moda de Pelé.

À medida que o tempo passa, mais eu gosto de você.

☺ Nunca utilize a crase antes de palavras masculinas: Você viu no exemplo anterior que somente no emprego da expressão “à moda de” com ocorrência de substantivo masculino subsequente a crase será admitida. Excluída essa possibilidade, não a utilize. Veja os exemplos:

Falamos a respeito do problema para o prefeito.

Ele foi a pé para a faculdade.

O acusado foi a júri popular.

Eles viajaram a bordo de um navio.

Ele fez uma cirurgia a laser.

☺ A crase e os pronomes relativos: A crase deve acontecer somente antes dos pronomes relativos a qual e as quais, porque eles aceitam o emprego do artigo quando regidos por um verbo que exija a preposição “a”. Antes dos pronomes relativos que, quem, cujo, cuja, cujos, cujas, nunca utilize o acento grave indicador de crase. Observe:

São normas às quais todos os cidadãos devem obedecer.

O aluno, a quem entregamos o prêmio, foi aprovado no vestibular.


Por Luana Castro
Graduada em Letras
    

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids