Dicas de vocabulário

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas de vocabulário Ter um bom vocabulário pode ajudar você a falar bem e a produzir textos interessantes!
PUBLICIDADE

  Ter um bom vocabulário é muito importante para quem quer falar e escrever bem. Chamamos de vocabulário o conjunto de palavras de uma língua, e para encontrar esse conjunto de palavras, basta abrir o dicionário para deparar-se com uma infinidade delas. Algumas são utilizadas com frequência, enquanto outras ficam esquecidas, abandonadas pelos falantes.

Por que isso acontece? Por que será que não utilizamos todas as palavras que existem e estão à nossa disposição? Bom, quem não estuda, não pesquisa e não se interessa em ampliar o próprio vocabulário dificilmente vai comunicar-se de maneira eficaz e certamente vai usar um número limitado de palavras. Para ajudar você a descobrir novos vocábulos, o Escola Kids apresenta algumas dicas que vão melhorar a escrita, a fala e também a interpretação dos mais variados textos. Vamos lá?

→ 1- Leitura: Ler bastante é um bom começo para quem quer aprimorar o vocabulário. Leia de tudo (contos, crônicas, jornais, revistas etc.) sem preguiça, pois quando lemos diferentes textos, entramos em contato com diferentes maneiras de expressão e diferentes discursos. Você já pensou na quantidade de palavras que você poderá aprender? Pense nisso e mãos à obra!

→ 2- Exercite a escrita: Assim como ler, escrever também é essencial para quem está à procura de novas palavras. Quando escrevemos, colocamos no papel o vocabulário do qual dispomos, além de ser uma ótima oportunidade para usar as palavras que aprendemos todos os dias. Escrever é um ótimo exercício para o cérebro, pois ele será desafiado a encontrar as palavras ideais para cada frase e contexto.

→ 3- Leia, escreva e... converse!: Sempre que possível, converse com pessoas diferentes. Nós sabemos que é mais fácil e mais cômodo ficar sempre entre as mesmas pessoas, discutindo os mesmos assuntos, mas, vamos combinar, isso não acrescenta em nada para o nosso vocabulário! Não tenha medo de relacionar-se com pessoas de diferentes idades, de diferentes culturas e religiões, pois elas podem contribuir em muito para seu aperfeiçoamento linguístico.

 4- Pesquise: Não pense que as palavras vão cair do céu. Todo conhecimento é construído, portanto, você é responsável pelo seu aprendizado. Não basta aprender uma nova palavra, é necessário também que você saiba seu significado, em qual contexto ela pode ser aplicada, seus sinônimos e sua ortografia.

Ter um bom vocabulário vai melhorar sua escrita e certamente seus textos serão mais interessantes e desafiadores. Quem utiliza sempre as mesmas palavras dificilmente é capaz de escrever um texto que chame a atenção do leitor. Por isso, leia bastante e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras
 

Avaliação

10.0

    Escola Kids