Curiosidades sobre a cedilha

  • Atualmente 1/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Curiosidades sobre a cedilha A cedilha é um sinal diacrítico, não uma letra. É por isso que ela não faz parte do nosso alfabeto, pois trata-se de uma representação fonética
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

Logo no início da nossa alfabetização somos apresentados ao alfabeto e, na maioria das vezes, começamos a desvendar o universo da leitura e da escrita a partir do estudo das vogais e, posteriormente, partimos para o estudo das consoantes. Aprendemos que o abecedário é oficialmente composto por 26 letras (em 2009, as letras K, W e Y foram definitivamente incorporadas ao alfabeto da língua portuguesa), assim como aprendemos que nem sempre existe uma grande diferença fonética entre determinadas letras... Quem nunca se perguntou se determinado vocábulo é escrito com ss, s ou ç? Quem nunca se perguntou, também, por que o c com cedilha não consta no alfabeto?

E você, sabe a resposta? A verdade é que existem muitas curiosidades sobre a cedilha que provavelmente você ainda não conhece. Que tal descobrir a resposta para muitas delas? O Escola Kids vai esclarecer alguns mistérios sobre essa “letrinha” que provoca tantas dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Vamos descobrir? Boa leitura e bons estudos!

A cedilha e quatro mistérios que não aprendemos na escola!
A cedilha e quatro mistérios que não aprendemos na escola!

1º Mistério A cedilha é uma letra?

Não, a cedilha não é uma letra e, por não ser uma letra, não consta no alfabeto oficial.

2° Mistério Afinal, o que é a cedilha?

A cedilha é um sinal diacrítico. Calma, a palavra é complicada, mas o significado não é. Um sinal diacrítico serve para diferenciar letras ou palavras, ou seja, nesse caso, quando a letra c recebe a cedilha, ela deixará de ser lida como /c/ para ser lida com o som de /s/. Portanto, o ç nada mais é do que uma representação fonética.

3º Mistério De onde veio a cedilha?

A cedilha surgiu no idioma castelhano no século XVI a partir da aplicação do sufixo diminutivo -illa (em português -ilha) ao nome da letra z, portanto, zedilla. Essa zedilla era colocada sob a letra c para representar o som de /s/. Curiosamente, a zedilla não é mais utilizada no castelhano e no espanhol, apenas no português, francês e catalão. 

4° Mistério → Por que o c com cedilha não aparece no início de nenhuma palavra?

Até o século XV ou XVI era comum o uso do c com cedilha no início de palavras, contudo, convencionou-se que nenhuma palavra da língua portuguesa deveria ser iniciada com a cedilha, até porque ela não é letra, mas sim um sinal diacrítico.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Avaliação

2.0

    Escola Kids