Crescimento Populacional

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Crescimento Populacional As taxas de crescimento populacional são de importante compreensão para o planejamento social
PUBLICIDADE

Sabemos que a população do mundo está em constante aumento, entretanto, esse aumento da população da Terra não acontece de forma igualitária em todos os locais e países. Assim, entender as taxas de crescimento de um determinado lugar é muito importante para planejar as políticas sociais, como o combate à fome.

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

Crescimento vegetativo é o número de pessoas que nasceram menos o número de pessoas que morreram em um determinado local. Ou seja, é a diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

As taxas de crescimento vegetativo são capazes de indicar, por exemplo, o aumento do número de pessoas em todo o mundo, mas não são capazes de dizer o aumento de pessoas em um determinado local, pois não consideram os casos de imigração.

As taxas de crescimento vegetativo são responsáveis pelo número de habitantes no mundo
As taxas de crescimento vegetativo são responsáveis pelo número de habitantes no mundo

Crescimento absoluto é o número total do crescimento da população de um determinado lugar, considerando o número de nascimentos e o número de pessoas que migraram para esse local. Explicando de uma forma mais simples: é o número de pessoas que existe atualmente em uma localidade menos o número de pessoas que tinha antes.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

6.0

    Escola Kids