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“Como”, uma conjunção, várias classificações

Entenda as particularidades da conjunção subordinativa “como” e aprenda a classificar três orações subordinadas.

A conjunção assemelha-se aos elos da corrente, pois, como eles, serve como elemento de ligação, podendo relacionar palavras ou orações A conjunção assemelha-se aos elos da corrente, pois, como eles, serve como elemento de ligação, podendo relacionar palavras ou orações

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

As conjunções não são escolhidas aleatoriamente. Entre elas e as palavras, ou mesmo orações, há uma relação de sentido. É possível que haja várias conjunções que estabeleçam o mesmo sentido, por exemplo, as que indicam oposição (mas, porém, todavia, no entanto etc.), mas pode ser também que a mesma conjunção exerça sentidos diferentes. A conjunção subordinativa comoé um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Veja a seguir:

  Causal:

  • Introduz a oração subordinada causal;
  • Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".

Comparativa:

  • Introduz a oração subordinada comparativa;
  •  Pode ser substituída por "assim como".

Conformativa:

  • Introduz a oração subordinada conformativa;
  • Em seu lugar, é possível colocar a conjunção "conforme".

Veja alguns exemplos:

  • Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  • Júlia estuda muito como eu.
  • Como foi determinado, não haverá plantão.

Perceba que em todos os exemplos a conjunção como aparece. Não havendo diferenças gráficas na palavra destacada. Entretanto, essa conjunção produz efeitos de sentido diferentes, recebendo, por isso, classificações distintas.

A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como. Leia com atenção!

Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Se a oração subordinada vier em sua posição habitual, ou seja, depois da oração principal, a ideia será de comparação.

A partir de agora, antes de classificar as orações subordinadas, em que a conjunção subordinativa “como” aparece, pare e reflita. Use as observações, você verá que serão muito úteis.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

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