Canto das aves

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Canto das aves O canto das aves tem função principal de comunicação
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Não há nada mais belo do que acordar ouvindo o som dos passarinhos, não é mesmo? Mas você já se perguntou como esse som é produzido e qual é a sua finalidade para as aves? A seguir vamos revelar um pouco mais sobre o canto das aves.

Como as aves emitem seu canto?

As aves, assim como os seres humanos, apresentam estruturas extremamente adaptadas para o canto. No caso desses animais, o órgão está localizado no fim da traqueia e é denominado de siringe.

A vocalização das aves depende do ar que passa pela siringe. O ar, ao passar por essa área, provoca a vibração da estrutura, o que forma o som. Cada ave possui um tipo de som diferente, o que permite sua identificação mesmo sem a análise morfológica do animal. Vale destacar que algumas espécies de aves são incapazes de emitir qualquer canto.

Geralmente as espécies aprendem a cantar ouvindo outros indivíduos de uma mesma espécie, sendo literalmente ensinados pelos mais velhos. Apesar de uma mesma espécie apresentar indivíduos com o mesmo canto, podem ocorrer alterações de uma população para outra. Isso seria uma espécie de dialeto criado pelos indivíduos de diferentes regiões, fato semelhante ao que acontece com o homem.

Por que as aves cantam?

As aves cantam por diferentes motivos, mas, de uma maneira simplificada, podemos dizer que a função primordial é a comunicação. As aves cantam, por exemplo, para comunicar-se com diferentes indivíduos de um bando ou, ainda, para achar seu filhote. Além disso, podemos destacar a sonorização para atrair parceiros.

Geralmente é possível diferenciar um canto que tem por função acasalamento daqueles que possuem a função de chamado. O canto que o macho produz para atrair as fêmeas é mais melodioso e longo. Esse tipo de som também é usado para delimitar território. Quando o assunto é chamar filhotes ou mesmo orientar o bando, os sons emitidos são curtos e repetitivos. Essa função é extremamente importante em ambientes como florestas, que dificultam a visualização dos indivíduos.

Curiosidade: Você sabia que algumas aves são capazes de emitir 45 notas por segundo e que existem espécies que conseguem estender um canto por mais de sete minutos?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids