Brincando de historiador

  • Atualmente 4.5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Brincando de historiador Indiana Jones, o mito do historiador. Apesar de não ser uma grande aventura, o trabalho do historiador pode ser bem estimulante
PUBLICIDADE

Você alguma vez se perguntou como é realizado o trabalho de um historiador? Você sabia que pode conhecer este trabalho brincando de ser um historiador? À primeira vista, pode parecer que o trabalho do historiador se resume a ficar em uma biblioteca lendo livros sobre o passado dos homens e escrevendo sobre isso. Ou, se você viu algum filme, como Indiana Jones ou a Lenda do Tesouro Perdido, nos quais arqueólogos (que também são historiadores) são tratados como heróis e enfrentam várias aventuras, pode achar que o trabalho do historiador é cheio de ação.

Podemos dizer que o trabalho do historiador não é apenas ficar trancado com livros em uma biblioteca e nem é uma grande aventura como nos filmes de Hollywood. No entanto, você pode conhecer esse tipo de trabalho brincando. Uma forma fácil de fazer isso é elaborando uma pequena história sobre seu bairro.

O primeiro passo é saber quem são as pessoas que moram há mais tempo no local. Perguntando para seus pais, avós ou seus vizinhos, você pode ter acesso a essa informação.

Depois de fazer o levantamento dessas pessoas, entre em contato com elas, perguntando se podem fazer uma entrevista, relatando o conhecimento que elas têm sobre o bairro.

Se elas aceitarem participar, elabore um questionário com perguntas sobre a fundação do bairro, quais as primeiras edificações construídas, as primeiras ruas e seus nomes, quais as pessoas e famílias que há mais tempo moram no local, se há curiosidades ou fatos especiais que ocorreram no local etc. Anote em um papel as informações passadas ou utilize um gravador para registrar as falas das pessoas.

Peça também para que essas pessoas indiquem os prédios, casas, estabelecimentos comerciais, escolas e edifícios mais antigos existentes no bairro. Tire fotografias desses locais usando uma máquina fotográfica ou um telefone celular, já que a maioria desses aparelhos executa também essa função.

Depois, de posse dessas duas fontes históricas (os relatos das pessoas registrados durante a entrevista e as fotos), elabore um pequeno texto com as informações passadas pelas pessoas e ilustre-o com as fotografias feitas das edificações antigas.

O resultado desse trabalho será uma forma de conhecimento histórico, já que estarão registradas ações de pessoas ao longo do tempo nesse pequeno espaço geográfico em que você convive, que é o bairro. Dessa forma, poderá saber como é o trabalho de um historiador.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Avaliação

9.0

    Escola Kids