Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bagres marinhos e seu veneno

Saiba mais sobre os bagres marinhos, peixes que causam muitos acidentes no litoral brasileiro.

Os bagres marinhos possuem venenos que podem causar dor intensa Os bagres marinhos possuem venenos que podem causar dor intensa

No litoral brasileiro, é comum ouvirmos falar em acidentes com águas-vivas, não é mesmo? Entretanto, existem outros seres vivos que merecem atenção, pois produzem substâncias que podem causar danos ao nosso corpo. Você sabia, por exemplo, que existem peixes venenosos? Esse é o caso dos chamados bagres marinhos, peixes peçonhentos que podem causar sérios danos a banhistas.

Principais características dos bagres marinhos

Os bagres marinhos são peixes encontrados em áreas costeiras de águas rasas e com fundos arenosos e lodosos. Podem ser encontrados em toda a costa brasileira, entretanto, são avistados predominantemente nas regiões Sudeste e Sul, onde são responsáveis por vários acidentes.

A espécie que ocorre em maior quantidade no Brasil é o bagre-amarelo, que possui nome científico Cathorops spixii. Outras espécies que também podem ser encontradas pertencem todas à família Ariidae.

Os bagres marinhos apresentam uma característica extremamente marcante: a presença de bigodes. Esses bigodes, chamados corretamente de barbilhões, possibilitam que o peixe localize suas presas, apresentando, portanto, função sensorial.

O veneno dos bagres marinhos

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

Normalmente os acidentes com bagres marinhos ocorrem quando pessoas andam pela praia distraídas e acabam pisando nesses animais, que podem estar mortos no local. Com a entrada do ferrão na pele, o veneno começa a agir, causando dor intensa, que pode persistir por horas, febre, vômitos, sudorese, câimbra, inchaço, paralisia e, em casos mais graves, a necrose da pele no local.

O que fazer em casos de acidentes com bagres marinhos?

Caso você sofra um acidente com bagre marinho, é importante ficar atento a algumas dicas:

1- Nunca retire o ferrão;

2- Não utilize nenhum produto para aliviar a dor sem recomendação médica. Para melhorar o quadro, é recomendada apenas uma compressa de água morna;

2- Procure um médico imediatamente;

3- Verifique a necessidade de tomar a vacina antitetânica, caso a sua esteja vencida.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Acidentes com águas-vivas

Ciências

Animais peçonhentos

Ciências

Peixes

Ciências

Perigos das praias

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.