Antártida

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Antártida A Antártida está localizada no extremo sul do Planeta Terra e, até o século XVIII, não tinha sido descoberta
PUBLICIDADE

A Antártida é o continente localizado ao sul do Círculo Polar no hemisfério Sul, que ficou conhecido como Círculo Polar Antártico em virtude de sua proximidade com o território da Antártida. Esse continente foi o último a ser descobertos pelos países europeus, e a sua descoberta é, até hoje, reivindicada por várias expedições (russas, americanas,e outras) que percorreram o oceano austral em busca de novas terras no hemisfério Sul.

No século XIX, a Antártida passou a ser explorada por diversas expedições, motivadas, sobretudo, por interesses econômicos, principalmente busca de minérios, pesca e a caça de animais marinhos. Como esse continente possui muitas riquezas naturais e uma localização estratégica, muitos países, ao longo do tempo, reivindicaram o direito de explorar o seu território.

Em 1959, durante uma convenção em Washington (EUA), África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e URSS decidiram que o continente deveria ser preservado para evitar que as alterações provocadas em seu meio natural impactassem o clima mundial. Durante essa reunião, ficou estabelecido que a Antártida seria um território internacional voltado para a pesquisa, sendo proibida a construção de bases militares, realização de testes nucleares e a exploração de suas riquezas naturais por qualquer país.

Para formalizar esse acordo, esses doze países assinaram o Tratado da Antártida, que entrou em vigor em 1961. Com o passar do tempo, mais 19 países também firmaram o acordo, pois também possuíam interesses em realizar pesquisas no continente. O Brasil foi um deles, instalando, em 1984, uma pequena base na ilha Rei Jorge para realizar pesquisas sobre as características naturais do continente, a camada de ozônio, a radiação ultravioleta e as alterações climáticas na Antártida e no mundo.

A fauna da Antártida é composta por diversas espécies de animais adaptados ao frio extremo
A fauna da Antártida é composta por diversas espécies de animais adaptados ao frio extremo

A Antártica é o continente com as características naturais mais extremas do mundo. Extremamente frio e seco, as médias anuais de temperatura do continente ficam entre -25ºC e -45ºC e, no inverno, podem chegar a -89,2 ºC. A circulação atmosférica na região também é bastante extrema, com ventos que podem chegar a 300 km/h. O clima da Antártica influencia grande parte do clima do hemisfério sul, visto que, em virtude da circulação atmosférica, as massas de ar polares originadas na Antártica deslocam-se pelo hemisfério, provocando diversas modificações no clima (diminuição da temperatura, chuvas frontais etc).

Como grande parte do continente permanece congelada durante todo o ano, a vegetação no continente gelado é quase inexistente, sendo encontrada apenas nas regiões de clima mais quente. A pequena vegetação terrestre existente corresponde ao bioma da Tundra e é composta, principalmente, por fungos, musgos e líquens. A fauna da Antártica, por sua vez, é bem rica, visto que diversas espécies conseguiram adaptar-se ao frio intenso. Entre as espécias, podemos destacar:

  • Mamíferos: leões-marinhos, lobos-marinhos, focas, morsas, baleias e golfinhos;

  • Peixes: peixe gelo de nadadeira negra, bacalhau das rochas marmoreado, entre outros;

  • Aves: várias espécies de pinguins, gaivotas-rapineiras, gaivotão e outras;

  • Crustáceos: Podemos citar o Krill, que possui um alto valor comercial;

  • Micro-organismos: Podemos citar o fitoplâncton.

A Antártida é o continente mais elevado do mundo, com altitudes médias de 2.000 metros e várias cadeias montanhosas. Possui ainda uma grande riqueza mineral (carvão, ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco) e grandes reservas de petróleo. Além disso, é na Antártica que se encontra a maior reserva de água doce congelada do mundo.

Nessa perspectiva, o continente antártico possui muitas características que o diferem dos demais, visto que ele é o continente mais frio, mais seco e o único em que não se desenvolveram sociedades humanas. Apesar da grande quantidade de riquezas naturais, é fundamental que esse continente permaneça preservado, pois as alterações realizadas nessa porção continental podem resultar em consequências muito drásticas para o clima mundial.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia

Avaliação

10.0

    Escola Kids