Anorexia e Bulimia

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Anorexia e Bulimia Muitas pessoas possuem uma visão distorcida do seu corpo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Nem sempre, ao olharmos no espelho, ficamos felizes com o que vemos, não é mesmo? Às vezes nos sentimos com alguns quilinhos a mais e começamos a tomar atitudes alimentares que colocam em risco a nossa saúde.

A anorexia e a bulimia são dois problemas muito comuns, principalmente em mulheres que buscam o corpo perfeito e tentam seguir os padrões das revistas de moda. Esses dois transtornos alimentares são graves e responsáveis por mortes todos os anos. Por essa razão, nesses casos, é necessário um acompanhamento médico e psicológico rigoroso.

A bulimia é um transtorno alimentar que ocasiona, principalmente, momentos de grande ingestão de alimentos e momentos em que o paciente tenta compensar esse ato impulsivo, forçando, geralmente, o vômito ou, então, fazendo uso de laxantes e diuréticos.

Vale destacar, no entanto, que nem sempre o paciente bulímico perde peso, pois ocorre a absorção de parte do alimento ingerido. Todavia, ao forçar vômitos e a eliminação de fezes e líquidos, o paciente desencadeia um processo de desidratação e perda de sais. Com o tempo, a perda de nutrientes leva à osteoporose, queda de cabelo, ressecamento das unhas, dores abdominais e vários outros problemas que podem levar ao óbito.

Na anorexia, por sua vez, o paciente não força a eliminação dos alimentos ingeridos. Por acreditar que está acima do peso, mesmo não estando, e em razão do medo de ganhar algumas gramas a mais, o paciente inicia dietas tão restritas que podem levar à desnutrição.

Nos pacientes anoréxicos, observa-se uma clara perda de peso, que, como já ressaltado, pode não ser observada nos bulímicos. Além do emagrecimento, as pessoas com anorexia começam a apresentar queda de cabelo, problemas cardíacos, enfraquecimento das unhas e até mesmo problemas ósseos e depressão. Em mulheres, os ciclos menstruais tornam-se irregulares e pode ocorrer infertilidade. Assim como na bulimia, a anorexia pode desencadear grande fraqueza e desnutrição, que, por sua vez, podem levar à morte.

A pessoa anoréxica acredita firmemente que está gorda, mesmo não estando acima do peso
A pessoa anoréxica acredita firmemente que está gorda, mesmo não estando acima do peso

Normalmente pessoas com bulimia sentem vergonha de estarem passando por esse problema. Já os anoréxicos, na maioria das vezes, acreditam que não estão sofrendo de nenhum transtorno e que toda luta é válida na perda de peso. Sendo assim, podemos perceber, nos dois casos, que o tratamento pode não ocorrer de maneira voluntária e é fundamental o apoio de amigos e familiares nesse momento.

Vale a pena destacar que, para perder peso e conseguir um corpo adequado, é fundamental a prática de exercícios e uma alimentação saudável. Dietas restritivas não devem ser realizadas, principalmente por desencadearem problemas de saúde, gerando mal-estar, alterações na pressão, mudanças hormonais, além de insônia, dores de cabeça e outros problemas graves.

ATENÇÃO: Caso você perceba que está sofrendo de alguns dos transtornos alimentares citados neste texto, não tenha vergonha e procure imediatamente seu médico. Essas doenças podem levar à morte e necessitam de cuidados especiais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids