Amplitude térmica

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Amplitude térmica A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima é chamada de amplitude térmica
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

Amplitude térmica é uma expressão muito utilizada quando se apresentam as características de um tipo de clima. Esse termo expressa a variação diária, mensal ou anual entre a temperatura mínima e a temperatura máxima de um determinado local.

Exemplo:

Em Goiânia, no dia 13 de janeiro de 2017, a menor temperatura registrada foi de 20 °C e a maior temperatura desse mesmo dia foi de 31 °C.

Temperatura mínima: 20 °C

Temperatura máxima: 31 °C

Sabendo que a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, podemos calculá-la da seguinte maneira:

AT = T - t

AT = Amplitude térmica

T = Temperatura máxima

t = Temperatura mínima

Tomemos novamente o exemplo de Goiânia, capital do estado de Goiás:

A maior temperatura mínima do dia 13 de janeiro de 2017 foi 20 °C, e a maior temperatura máxima desse mesmo dia foi de 31 °C.

AP = T – t

AP= 31 °C – 20 °C

AP = 11 °C

A amplitude térmica da cidade de Goiânia foi de 11 °C no dia 13 de janeiro de 2017.

  • Amplitude térmica mensal e anual

Lembremos que a amplitude térmica não é apenas um dado diário. Pode-se calcular, para diversas finalidades, a amplitude térmica mensal e anual, que são obtidas a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês (ou ano) e a média da temperatura mínima desse mesmo mês (ou ano).

Há ainda cálculos mais amplos, que levam em conta informações de vários anos de análises dos registros de temperaturas. Essas coletas de informações e cálculos são fundamentais para a determinação de mudanças em um determinado clima e para a classificação de um novo tipo climático. Em geral, são utilizados dados de, no mínimo, 30 anos para esses fins.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Avaliação

-

    Escola Kids