A relação entre altitude e clima

  • Atualmente 4/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A relação entre altitude e clima O topo das montanhas costuma ser mais frio
PUBLICIDADE

Você já percebeu que no topo das grandes montanhas é comum haver neve? Você já deve ter reparado também que em áreas mais baixas, como o litoral ou outros lugares, é mais comum fazer calor, não é mesmo? Isso acontece porque existe uma relação entre a altitude e o clima.

A sentença é: quanto mais alto, mais frio; quanto mais baixo, mais quente.

Mas por que isso acontece? Quer dizer então que todo lugar com baixas altitudes é quente e todo lugar alto é sempre frio?

Nem sempre é assim, pois existem outros fatores que interferem no clima, como a latitude, as massas de ar, as zonas de iluminação, entre outros. Por exemplo, no polo norte, o clima é sempre o polar porque essa área recebe menos sol e, quando recebe luz solar, é em menor intensidade. Por isso, lá não faz calor e a altitude não muda isso.

Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. Por causa da força da gravidade, as moléculas de ar são puxadas sempre para baixo, por isso as áreas com menos altitude ficam com uma quantidade maior dessas moléculas, enquanto as áreas mais altas ficam com menos.

Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.

Outro fator que faz com que as áreas mais baixas sejam mais quentes é a temperatura da superfície. Quando os raios de sol batem, o chão esquenta. Esse calor do solo dissemina-se pela área ao redor, esquentando as partes mais baixas, enquanto os pontos mais altos ficam mais frios.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

8.0

    Escola Kids