A química está em toda parte

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A química está em toda parte A Química que você verá nos livros não é só uma ciência de laboratório, mas está em tudo ao nosso redor e dentro de nós
PUBLICIDADE

Nas conversas do dia a dia, nas embalagens de produtos que compramos, nos programas de televisão, nos jornais, na internet e em outros meios de comunicação, a Química é citada como sendo algo ruim, que agride o meio ambiente e a nossa saúde. Por exemplo, você já ouviu alguém dizer: “Esse alimento é melhor porque ele não tem química”? Ou “Esse produto de limpeza é muito perigoso, pois tem muita química!”? Ou, ainda, “esse tratamento de cabelo não faz mal porque ele não tem química!”?

Bem, esses são conceitos errados e negativos que muitos possuem, pois eles pensam que a Química está relacionada somente com o que é produzido em laboratório, com substâncias sintéticas ou artificiais.

Na realidade, a Química está em toda parte, porque chamamos de “química” o estudo dos materiais e das transformações que ocorrem com eles. Os químicos separam os componentes dos materiais, estudam suas propriedades como cor, cheiro, dureza, forma, consistência, o que ocorrerá se o colocarmos em contato com outros materiais e para qual finalidade eles podem ser usados.

Tudo ao seu redor e dentro de você funciona e existe por causa da química. Por exemplo, você viveria sem o ar? Claro que não! Pois bem, o ar é composto por substâncias químicas gasosas, como o nitrogênio e o oxigênio.

O ar que respiramos é formado por vários gases (que são substâncias químicas)
O ar que respiramos é formado por vários gases (que são substâncias químicas)

Há algo mais natural do que as plantas? Então, as plantas realizam uma reação química muito importante que limpa o ar, que é a fotossíntese.

As plantas assim como tudo são formadas por átomos que são estudados pela química
As plantas assim como tudo são formadas por átomos que são estudados pela química

Como foi mostrado no texto Do que são feitas todas as coisas?, tudo é formado de átomos, e a química é a ciência que estuda essas minúsculas partículas.

A água é feita de moléculas com dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, ou seja, H2O. Já a água do mar possui muitas substâncias químicas misturadas a ela, que podem depois passar por transformações e separar seu componentes, como o sal de cozinha. Se você quiser saber como isso é feito, leia o texto Separação de misturas.

Dentro de você, a comida é digerida e a energia é consumida pelo seu organismo, permitindo que você viva e realize as atividades do dia a dia. O sangue que circula em suas veias levando oxigênio para as outras partes do corpo, sua pele, suas unhas, seu cabelo, tudo tem química.

Enfim, não há nada que você possa imaginar que não está relacionado com a química!

Mas e os produtos que são feitos no laboratório pelos químicos? É verdade que eles fazem mal?

Conforme dito, os químicos podem estudar formas de realizar transformações com materiais tirados da natureza para fabricar produtos que serão utilizados pelo homem. É o caso, por exemplo, dos remédios que ajudam a salvar muitas vidas, dos produtos de higiene e limpeza que, além de nos deixarem mais bonitos e cheirosos, também ajudam a manter a nossa saúde e a de nossa família, pois a sujeira atrai insetos e animais que transmitem doenças.

Esses exemplos mostram que os “produtos químicos” ou mais corretamente “produtos sintéticos” podem ser usados para coisas boas. Mas é verdade também que, se forem usados da forma errada ou em excesso, eles podem fazer mal para o meio ambiente, para os animais e para nós.

O uso errado da química tem trazido prejuízos para o planeta
O uso errado da química tem trazido prejuízos para o planeta

Por exemplo, o ser humano tem buscado cada vez mais energia e, muitas vezes, para isso, acaba retirando muitos recursos da natureza, poluindo-a. Assim, a química será “boa” se a humanidade for “boa”, ou seja, se usá-la para fins benéficos e pacíficos. Mas se a humanidade for “má”, isto é, se usá-la apenas para satisfazer suas próprias necessidades imediatas, sem pensar nas outras pessoas, na natureza e no futuro, então a química será “má”.

Mas muitos problemas ambientais que existem hoje são também estudados pelas pessoas que trabalham com a química, que buscam formas de resolver esses problemas. Por isso, te incentivamos a estudar química e obter os conhecimentos importantíssimos que essa ciência nos dá para que ela fique nas “mãos certas” e você possa usá-la em seu favor e em benefício da humanidade.



Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Avaliação

10.0


    Escola Kids