A fim ou afim?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A fim ou afim? Algumas palavras da língua portuguesa exigem estudo, entre elas estão afim ou a fim
Por Amarolina Ribeiro
PUBLICIDADE

A ortografia preocupa-se com a grafia correta das palavras, por isso, as regras foram criadas para auxiliar o falante no momento da escrita.  Existem palavras que causam dúvidas pela semelhança entre os fonemas, por exemplo: x/ch, s/z, g/j. Em outros momentos, as dúvidas são em relação ao uso culto de determinadas palavras (formas de pronúncia), mas há aquelas que, embora possuam significados diferentes, são tão parecidas na pronúncia e na grafia que seu uso fica confuso. É o caso das expressões: a fim e afim.

Para entender quando usar as expressões a fim e afim, é preciso investigar a classe gramatical de cada uma delas, pois esta é determinante em sua significação. Veja os exemplos:

  1. É preciso estudar a fim de conseguir êxito.
  2. Amiga, estou muito a fim de comer!
  3. São matérias afins.
  4. O espanhol é uma língua afim com o português.

No primeiro exemplo, a relação que a expressão mantém com a oração é de finalidade, percebeu? Qual é a finalidade do estudo? Conseguir êxito. Já o exemplo dois representa o uso da expressão a fim na linguagem coloquial (falada no dia a dia) e transmite a ideia de estar com vontade, desejar.

Nos exemplos três e quatro, a expressão afim representa um adjetivo e estabelece a ideia de igualdade, semelhança, afinidade ou ligação. As matérias possuem algo em comum, são interligadas. Já entre as línguas espanhola e portuguesa existem semelhanças ou mesmo uma ligação.

Sintetizando:  A fim (locução prepositiva) – indica finalidade.

                        Afim (adjetivo) – indica afinidade


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Avaliação

-

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids