A diferença entre Tempo e Clima

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A diferença entre Tempo e Clima O tempo e o clima são diferentes tipos de aspectos atmosféricos
PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm muita dificuldade para diferenciar tempo e clima. Algumas delas acreditam que essas expressões representam a mesma coisa, mas sabemos que isso não é verdade. Observe as frases abaixo:

Frase 1: Hoje choveu muito.

Frase 2: Faz muito frio nessa região durante essa época do ano.

Frase 3: Puxa! Quanta neve por aqui!

Frase 4: Essa região parece um deserto, quase nunca chove!

Essas afirmações são de situações referentes ao clima (climáticas) e ao tempo (meteorológicas). Mas você sabe dizer qual delas refere-se a cada tipo?

As frases 1 e 3 referem-se ao tempo e as frases 2 e 4 referem-se ao clima. Isso porque o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é o conjunto fixo de variações do tempo em um longo período.

Não esqueça: o tempo refere-se a algo passageiro, a um estado momentâneo; já o clima está relacionado a algo mais ou menos permanente ou que dura mais tempo.

Quando eu digo que hoje está chovendo, estou me referindo ao tempo. Quando afirmo que todos os anos, entre os meses de agosto e janeiro, costuma chover em um dado lugar, estou me referindo ao clima.

Portanto, quando falamos de tempo, referimo-nos a algo que muda de um dia para o outro, ou até de uma hora para outra. Por outro lado, quando falamos de clima, referimo-nos a algo mais rotineiro, que costuma se repetir ao longo dos anos.

As previsões meteorológicas são responsáveis por nos dizer como será o tempo amanhã, se vai chover ou não, se será frio ou não.

Já as previsões climáticas procuram nos dizer como será o clima daqui a alguns anos, se o planeta será mais quente ou mais frio, se as chuvas serão mais frequentes ou menos intensas etc.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

10.0

    Escola Kids