31 de janeiro – Dia do Mágico

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
31 de janeiro – Dia do Mágico O dia do mágico é celebrado em 31 de janeiro
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

Você sabia que existe um dia especialmente dedicado aos mágicos? Isso mesmo! Há uma data específica para aqueles que trabalham com truques de mágica e ilusionismo: é o dia 31 de janeiro. Mas por que o dia 31 de janeiro é o Dia do Mágico? Bem, essa data é uma homenagem a São João Bosco (1815-1888), santo católico nascido e morto na Itália. São João Bosco morreu em 31 de janeiro, por isso a homenagem. Mas o que fez esse santo para que o dia do mágico fosse dedicado à sua memória?

Bem, quando era adolescente, João Melchior Bosco, precisava ajudar sua família com as despesas. Para tanto, precisou, como muitos rapazes precisam, arranjar uma ocupação que lhe possibilitasse ganhar algum dinheiro de forma honesta. Foi então que conseguiu aprender truques de mágica para divertir outros adolescentes como ele e quem mais estivesse interessado nesse tipo de entretenimento. É por isso que, além de ser considerado o padroeiro dos mágicos, João Bosco é também tido como o padroeiro dos jovens.

O fato é que no século XIX a prática da mágica era bastante difundida e tinha um grande apelo popular. As pessoas gostavam de ver os grandes espetáculos promovidos pelos mágicos, que se valiam de inúmeros artefatos e parafernálias para conquistar o público. Uma das invenções mais impressionantes usadas por ilusionistas nessa época era a chamada lanterna mágica, criada pelo jesuíta alemão Anasthasius Kircher, no século XVII, e aperfeiçoada pelos franceses Paul Philidor e Étienne-Gaspard Robertson, no século XIX.

A lanterna mágica consistia em uma câmara escura, por onde passava um feixe de luz, que projetava imagens de uma lâmina transparente sobre um pano de fundo branco, mais ou menos como um retroprojetor ou um projetor multimídia de um computador (datashow). Essas imagens geralmente tinham formas humanas ou fantasmáticas, que davam um tom realista às apresentações ilusionistas, tornando-as ainda mais impressionantes.

A prática da mágica, do século XIX para cá, apesar de não suscitar o mesmo apelo popular, continua sendo uma das opções de entretenimento mais impressionantes e divertidas, seja aquela praticada por um mágico de rua, seja aquela praticada em palcos de grandes programas televisivos.

Vale ressaltar que a escolha da data de morte de São João Bosco foi iniciativa de mágicos espanhóis. João Melchior Bosco, que se tornou notório como santo por conta das revelações que recebia em sonhos e visões, foi canonizado pela Igreja Católica em 1934, quando Pio XI era o Papa.


Por Me. Cláudio Fernandes

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids