06 de Janeiro - Dia de Reis

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
06 de Janeiro - Dia de Reis Os reis magos são personagens importantes do início dos Evangelhos.
Por Cláudio Fernandes
PUBLICIDADE

Passadas as festas de fim de ano, alguns personagens são sempre mencionados – quer entre seus familiares, quer na escola ou em sua comunidade religiosa –, mas, por vezes, não sabemos ao certo a história a respeito deles. Esse é o caso dos chamados Reis Magos. O dia de Reis (ou dia de Santos Reis) é festejado, nos países de tradição cristã, em 06 de janeiro. Em cada país há uma forma específica de se homenagear os Santos Reis. No interior do Brasil, a forma mais comum é a folia (folia de Reis), que consiste em uma festa com cantos acompanhados do som da viola, da sanfona e do triângulo. Mas quem são esses Reis? Por que são santos e magos?

Os Reis Magos aparecem no início de alguns dos Evangelhos Cristãos ao se mencionar o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os evangelistas, esses reis eram sábios do Oriente que foram guiados pela Estrela D'Alva (Estrela do Oriente) até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Os nomes dos três reis eram Baltasar, Belquior e Gaspar. O seu objetivo era levar ao Filho de Deus presentes simbólicos em honra ao seu nascimento, como pode ser lido em Mateus 2, 1-12:

“Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: ‘Ide e informai-vos bem a respeito do Menino. Quando O tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-Lo'. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o Menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante dEle, O adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho".

Esses presentes consistiam em ouro, mirra e incenso (esses três elementos fariam parte da simbologia dos templos católicos e da missa católica). Há quem diga que o ouro simboliza a característica do reinado celeste de Cristo; a mirra, a necessidade do sofrimento e morte de Cristo para a remissão dos pecados; o incenso, por fim, simboliza as honras ao corpo morto, que, após a Ressurreição, ascendeu em direção aos céus.

A figura dos Reis Magos tornou-se mais emblemática quando, na Baixa Idade Média, São Francisco de Assis elaborou o primeiro modelo de presépio, no qual foram representados, além de Jesus, Maria, José e os camponeses próximos da manjedoura, os Santos Reis, cada um com o presente trazido ao Deus Menino. 

Por Me. Cláudio Fernandes

Avaliação

6.0

    Escola Kids